Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da licenciatura em música da UFU
Título(s) alternativo(s): Building the relationship with teaching: a study with graduating students from UFU music degree
Autor(es): Silva, Quézia Damares da
Primeiro orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Segundo membro da banca: Marques, Jaqueline Soares
Resumo: Esta pesquisa localiza-se no campo da educação musical e caracteriza-se como qualitativa. A fim de compreender a opção feita por licenciandos do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia pelo grau Licenciatura em sua graduação, estabeleceu-se como objetivo geral compreender os motivos que levam a maioria dos alunos do curso de música da UFU a optar pela Licenciatura e como objetivos específicos entender a concepção de licenciandos que estão concluindo o curso sobre o que é a Licenciatura em Música; conhecer a relação dos alunos com a docência; conhecer as expectativas profissionais de licenciandos formandos. Para tanto a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco licenciandos do curso em seu ano de conclusão de curso. As referências teóricas ancoram-se nos conceitos de Dubar (2005; 2012) sobre a socialização profissional, construção da identidade profissional de Pimenta (1999) e Gomes; Ferreira; Pereira; Batista (2013) e características dos graus Licenciatura e Bacharelado de Cavalcante (2000) e Pereira (2013). A análise dos dados coletados nas entrevistas, em diálogo com a literatura estudada, aponta que a relação com a docência é um processo de construção contínua, que se dá ao longo do processo de formação e profissionalização.
Palavras-chave: Licenciatura em música
Identidade profissional
Docência em música
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Quézia Damares da. Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da Licenciatura em Música da UFU. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542
Data de defesa: 17-Jan-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstrucaoRelacaoDocencia.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons