Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da licenciatura em música da UFU |
| Título(s) alternativo(s): | Building the relationship with teaching: a study with graduating students from UFU music degree |
| Autor(es): | Silva, Quézia Damares da |
| Primeiro orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
| Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
| Segundo membro da banca: | Marques, Jaqueline Soares |
| Resumo: | Esta pesquisa localiza-se no campo da educação musical e caracteriza-se como qualitativa. A fim de compreender a opção feita por licenciandos do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia pelo grau Licenciatura em sua graduação, estabeleceu-se como objetivo geral compreender os motivos que levam a maioria dos alunos do curso de música da UFU a optar pela Licenciatura e como objetivos específicos entender a concepção de licenciandos que estão concluindo o curso sobre o que é a Licenciatura em Música; conhecer a relação dos alunos com a docência; conhecer as expectativas profissionais de licenciandos formandos. Para tanto a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco licenciandos do curso em seu ano de conclusão de curso. As referências teóricas ancoram-se nos conceitos de Dubar (2005; 2012) sobre a socialização profissional, construção da identidade profissional de Pimenta (1999) e Gomes; Ferreira; Pereira; Batista (2013) e características dos graus Licenciatura e Bacharelado de Cavalcante (2000) e Pereira (2013). A análise dos dados coletados nas entrevistas, em diálogo com a literatura estudada, aponta que a relação com a docência é um processo de construção contínua, que se dá ao longo do processo de formação e profissionalização. |
| Palavras-chave: | Licenciatura em música Identidade profissional Docência em música |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Quézia Damares da. Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da Licenciatura em Música da UFU. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542 |
| Data de defesa: | 17-Jan-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstrucaoRelacaoDocencia.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
