Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Quézia Damares da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T18:40:08Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T18:40:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Quézia Damares da. Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da Licenciatura em Música da UFU. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Licenciatura em música | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Docência em música | pt_BR |
dc.title | Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da licenciatura em música da UFU | pt_BR |
dc.title.alternative | Building the relationship with teaching: a study with graduating students from UFU music degree | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1728366266335376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
dc.contributor.referee2 | Marques, Jaqueline Soares | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa localiza-se no campo da educação musical e caracteriza-se como qualitativa. A fim de compreender a opção feita por licenciandos do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia pelo grau Licenciatura em sua graduação, estabeleceu-se como objetivo geral compreender os motivos que levam a maioria dos alunos do curso de música da UFU a optar pela Licenciatura e como objetivos específicos entender a concepção de licenciandos que estão concluindo o curso sobre o que é a Licenciatura em Música; conhecer a relação dos alunos com a docência; conhecer as expectativas profissionais de licenciandos formandos. Para tanto a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco licenciandos do curso em seu ano de conclusão de curso. As referências teóricas ancoram-se nos conceitos de Dubar (2005; 2012) sobre a socialização profissional, construção da identidade profissional de Pimenta (1999) e Gomes; Ferreira; Pereira; Batista (2013) e características dos graus Licenciatura e Bacharelado de Cavalcante (2000) e Pereira (2013). A análise dos dados coletados nas entrevistas, em diálogo com a literatura estudada, aponta que a relação com a docência é um processo de construção contínua, que se dá ao longo do processo de formação e profissionalização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConstrucaoRelacaoDocencia.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License