Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da licenciatura em música da UFU |
Título (s) alternativo (s): | Building the relationship with teaching: a study with graduating students from UFU music degree |
Autor: | Silva, Quézia Damares da |
Primer orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
Primer miembro de la banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
Segundo miembro de la banca: | Marques, Jaqueline Soares |
Resumen: | Esta pesquisa localiza-se no campo da educação musical e caracteriza-se como qualitativa. A fim de compreender a opção feita por licenciandos do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia pelo grau Licenciatura em sua graduação, estabeleceu-se como objetivo geral compreender os motivos que levam a maioria dos alunos do curso de música da UFU a optar pela Licenciatura e como objetivos específicos entender a concepção de licenciandos que estão concluindo o curso sobre o que é a Licenciatura em Música; conhecer a relação dos alunos com a docência; conhecer as expectativas profissionais de licenciandos formandos. Para tanto a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco licenciandos do curso em seu ano de conclusão de curso. As referências teóricas ancoram-se nos conceitos de Dubar (2005; 2012) sobre a socialização profissional, construção da identidade profissional de Pimenta (1999) e Gomes; Ferreira; Pereira; Batista (2013) e características dos graus Licenciatura e Bacharelado de Cavalcante (2000) e Pereira (2013). A análise dos dados coletados nas entrevistas, em diálogo com a literatura estudada, aponta que a relação com a docência é um processo de construção contínua, que se dá ao longo do processo de formação e profissionalização. |
Palabras clave: | Licenciatura em música Identidade profissional Docência em música |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Quézia Damares da. Construção da relação com a docência: um estudo com alunos formandos da Licenciatura em Música da UFU. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28542 |
Fecha de defensa: | 17-ene-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstrucaoRelacaoDocencia.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons