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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9506-9614 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras |
Título (s) alternativo (s): | Inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. |
Autor: | Souza, Matheus Silva |
Primer orientador: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Carlos Eduardo de |
Segundo miembro de la banca: | Dias, Érika Monteiro de Souza Alves |
Resumen: | O presente artigo tem como foco a educação inclusiva no ensino superior, com o objetivo geral de verificar e analisar se há e quais são as práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. Utilizou-se, para a delimitação da amostra, os microdados do Censo da Educação Superior de 2018, verificando-se a existência de 7 universidades federais no Estado de Minas Gerais que possuem curso de Ciências Contábeis. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário aos respectivos coordenadores de curso e docentes, obtendo-se a resposta de 7 coordenadores e 18 docentes. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior ainda é um desafio e se encontra em processo de construção. Identificou-se a existência de práticas inclusivas dos docentes na sala de aula, porém é necessário avanços nas barreiras atitudinais, comunicacionais, pedagógicas e metodológicas. |
Abstract: | The present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers. |
Palabras clave: | Inclusão Inclusion Ensino Superior Higher Education Ciências Contábeis Accounting Sciences Minas Gerais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513 |
Fecha de defensa: | 11-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
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