Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Matheus Silva-
dc.date.accessioned2020-01-24T19:26:57Z-
dc.date.available2020-01-24T19:26:57Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513-
dc.description.abstractThe present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titlePráticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiraspt_BR
dc.title.alternativeInclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Eduardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Érika Monteiro de Souza Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5369199549523790pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como foco a educação inclusiva no ensino superior, com o objetivo geral de verificar e analisar se há e quais são as práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. Utilizou-se, para a delimitação da amostra, os microdados do Censo da Educação Superior de 2018, verificando-se a existência de 7 universidades federais no Estado de Minas Gerais que possuem curso de Ciências Contábeis. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário aos respectivos coordenadores de curso e docentes, obtendo-se a resposta de 7 coordenadores e 18 docentes. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior ainda é um desafio e se encontra em processo de construção. Identificou-se a existência de práticas inclusivas dos docentes na sala de aula, porém é necessário avanços nas barreiras atitudinais, comunicacionais, pedagógicas e metodológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode67868174-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasInclusivasCursos.pdfTCC332.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons