Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Matheus Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T19:26:57Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T19:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513 | - |
dc.description.abstract | The present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Accounting Sciences | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.title | Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos Eduardo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8934672564828570 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Érika Monteiro de Souza Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3699642304818050 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5369199549523790 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como foco a educação inclusiva no ensino superior, com o objetivo geral de verificar e analisar se há e quais são as práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. Utilizou-se, para a delimitação da amostra, os microdados do Censo da Educação Superior de 2018, verificando-se a existência de 7 universidades federais no Estado de Minas Gerais que possuem curso de Ciências Contábeis. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário aos respectivos coordenadores de curso e docentes, obtendo-se a resposta de 7 coordenadores e 18 docentes. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior ainda é um desafio e se encontra em processo de construção. Identificou-se a existência de práticas inclusivas dos docentes na sala de aula, porém é necessário avanços nas barreiras atitudinais, comunicacionais, pedagógicas e metodológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 19 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67868174 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PráticasInclusivasCursos.pdf | TCC | 332.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License