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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9832-5721
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise da discrepância entre localidade de residência e estabelecimento de ensino: o caso da Escola Estadual Messias Pedreiro, Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): Analysis of the discrepancy between place of residence and educational establishment: the case of Messias Pedreiro state school, Uberlândia-MG
Autor(es): Xavier, Jessica Lorena
Primeiro orientador: Oliveira, Antônio Marcos Machado de
Primeiro membro da banca: Miranda, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Barbosa, Túlio
Resumo: Considerando a educação um direito básico de toda população este estudo pretende avaliar a distribuição dos estabelecimentos de ensino, mais especificamente as escolas estaduais de ensino médio da zona urbana da cidade de Uberlândia-MG bem como onde residem os estudantes da Escola Estadual Messias Pedreiro em virtude da localização da escola. Pois conforme será apresentado existe no processo de matrícula a variável da escolha do estabelecimento de ensino que leva em consideração inúmeros fatores, desde a distância até a respectiva residência bem como a qualidade do ensino apresentado pela escola que logicamente vai lhe conferir maior prestígio dentro da hierarquia criada até mesmo dentro da rede pública de uma mesma dependência administrativa. Com isso são apresentados os dados provenientes da pesquisa realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio da referida escola EE Messias Pedreiro que se enquadra no disposto acima no que diz respeito à notoriedade que apresenta na cidade de Uberlândia-MG. A pesquisa buscou identificar através da aplicação de questionários onde moram os estudantes, como se deslocam até a escola e o motivo pelo qual escolheram estudar na EE Messias Pedreiro. A análise desses dados se deu por meio de técnicas de geoprocessamento, para isso foram inicialmente esquematizados em planilhas eletrônicas e posteriormente transformados em gráficos e em mapas temáticos através do programa Qgis 3.4.7. Foi também trabalhado um comparativo dos dados oficiais dos órgãos de gestão da educação em Minas Gerais de todas as escolas de Uberlândia-MG, sendo o lócus da pesquisa a rede estadual de ensino médio em consonância com o nível administrativo e de ensino da EE Messias Pedreiro.
Abstract: Considering education as a basic right of the entire population, this study aims to evaluate the distribution of educational establishments, more specifically the state high schools in the urban area of the city of Uberlândia-MG as well as where the students of the Messias Pedreiro State School live due to school location. Because as it will be presented there is in the enrollment process the variable of the choice of the educational establishment that takes into account innumerable factors, from the distance to the respective residence as well as the quality of the teaching presented by the school which will logically give it greater prestige within the hierarchy created even within the public network of the same administrative dependency. With this, the data from the research carried out with the students of the 2nd year of high school of the aforementioned EE Messias Pedreiro school is presented, which fits the provisions above with regard to the notoriety it presents in the city of Uberlândia-MG. The research sought to identify through the application of questionnaires where students live, how they travel to school and the reason why they chose to study at EE Messias Pedreiro. The analysis of these data took place through geoprocessing techniques, for that purpose they were initially sketched in electronic spreadsheets and later transformed into graphs and thematic maps through the Qgis 3.4.7 program. A comparison was also made of the official data of the education management bodies in Minas Gerais of all schools in Uberlândia-MG, with the research locus being the state high school network in line with the administrative and educational level of EE Messias Pedreiro .
Palavras-chave: Estabelecimentos de ensino
Educational establishments
Hierarquia escolar
School hierarchy
Prestígio escolar
School prestige
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: XAVIER, Jessica Lorena. Análise da discrepância entre localidade de residência e estabelecimento de ensino: o caso da Escola Estadual Messias Pedreiro, Uberlândia-MG. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28453
Data de defesa: 20-Dez-2019
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