Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras
Autor: Oliveira, Paulo Ricardo de Andrade
Primer orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primer miembro de la banca: Souza, Leandro de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
Resumen: A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o trabalho de mulheres na Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática, em especial mulheres negras, estabelecendo uma relação da temática apresentada no filme Hidden Figures (“Estrelas além do tempo”). O tema emergiu, inicialmente, quando o pesquisador cursava a disciplina de História da Matemática e por assistir o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo) e após as primeiras investigações acerca do papel da mulher negra nas ciências exatas. Tal movimento aproximou o pesquisador de fatos e dados relacionados ao Primeiro Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2018 e da evidência da participação de duas educadoras matemáticas negras no evento. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, além de pautar-se em estudo bibliográfico, elegeu o questionário como instrumento metodológico, tendo como sujeitos da pesquisa essas duas educadoras. A investigação mobilizou aproximações com a dimensão política do Programa Etnomatemática, a partir da atuação e visão das educadoras entrevistadas e com a dimensão educacional, por meio da elaboração de um ambiente de aprendizagem como possibilidade para implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo mostrou que as mulheres negras no campo da matemática são atuantes como pesquisadoras, professoras e militantes, mas pela existência do racismo institucionalizado de gênero e raça, ainda são “figuras escondidas” (Hidden Figures). Desse modo, espera-se que essa investigação contribua para as reflexões das interfaces que podem se estabelecer entre o Programa Etnomatemática e a Educação para as relações étnico-raciais no campo da Educação Matemática, descolonizando saberes e práticas no contexto escolar.
Palabras clave: Educação matemática
Educadoras negras
Programa etnomatemática
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Paulo Ricardo de Andrade. Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Fecha de defensa: 12-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HiddenFiguresEstudo.pdf803.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons