Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras |
Autor: | Oliveira, Paulo Ricardo de Andrade |
Primer orientador: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Primer miembro de la banca: | Souza, Leandro de Oliveira |
Segundo miembro de la banca: | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias |
Resumen: | A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o trabalho de mulheres na Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática, em especial mulheres negras, estabelecendo uma relação da temática apresentada no filme Hidden Figures (“Estrelas além do tempo”). O tema emergiu, inicialmente, quando o pesquisador cursava a disciplina de História da Matemática e por assistir o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo) e após as primeiras investigações acerca do papel da mulher negra nas ciências exatas. Tal movimento aproximou o pesquisador de fatos e dados relacionados ao Primeiro Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2018 e da evidência da participação de duas educadoras matemáticas negras no evento. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, além de pautar-se em estudo bibliográfico, elegeu o questionário como instrumento metodológico, tendo como sujeitos da pesquisa essas duas educadoras. A investigação mobilizou aproximações com a dimensão política do Programa Etnomatemática, a partir da atuação e visão das educadoras entrevistadas e com a dimensão educacional, por meio da elaboração de um ambiente de aprendizagem como possibilidade para implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo mostrou que as mulheres negras no campo da matemática são atuantes como pesquisadoras, professoras e militantes, mas pela existência do racismo institucionalizado de gênero e raça, ainda são “figuras escondidas” (Hidden Figures). Desse modo, espera-se que essa investigação contribua para as reflexões das interfaces que podem se estabelecer entre o Programa Etnomatemática e a Educação para as relações étnico-raciais no campo da Educação Matemática, descolonizando saberes e práticas no contexto escolar. |
Palabras clave: | Educação matemática Educadoras negras Programa etnomatemática |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Paulo Ricardo de Andrade. Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385 |
Fecha de defensa: | 12-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HiddenFiguresEstudo.pdf | 803.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons