Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras |
Author: | Oliveira, Paulo Ricardo de Andrade |
First Advisor: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
First member of the Committee: | Souza, Leandro de Oliveira |
Second member of the Committee: | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias |
Summary: | A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o trabalho de mulheres na Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática, em especial mulheres negras, estabelecendo uma relação da temática apresentada no filme Hidden Figures (“Estrelas além do tempo”). O tema emergiu, inicialmente, quando o pesquisador cursava a disciplina de História da Matemática e por assistir o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo) e após as primeiras investigações acerca do papel da mulher negra nas ciências exatas. Tal movimento aproximou o pesquisador de fatos e dados relacionados ao Primeiro Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2018 e da evidência da participação de duas educadoras matemáticas negras no evento. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, além de pautar-se em estudo bibliográfico, elegeu o questionário como instrumento metodológico, tendo como sujeitos da pesquisa essas duas educadoras. A investigação mobilizou aproximações com a dimensão política do Programa Etnomatemática, a partir da atuação e visão das educadoras entrevistadas e com a dimensão educacional, por meio da elaboração de um ambiente de aprendizagem como possibilidade para implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo mostrou que as mulheres negras no campo da matemática são atuantes como pesquisadoras, professoras e militantes, mas pela existência do racismo institucionalizado de gênero e raça, ainda são “figuras escondidas” (Hidden Figures). Desse modo, espera-se que essa investigação contribua para as reflexões das interfaces que podem se estabelecer entre o Programa Etnomatemática e a Educação para as relações étnico-raciais no campo da Educação Matemática, descolonizando saberes e práticas no contexto escolar. |
Keywords: | Educação matemática Educadoras negras Programa etnomatemática |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Paulo Ricardo de Andrade. Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385 |
Date of defense: | 12-Dec-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HiddenFiguresEstudo.pdf | 803.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License