Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Paulo Ricardo de Andrade-
dc.date.accessioned2020-01-20T12:30:56Z-
dc.date.available2020-01-20T12:30:56Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Ricardo de Andrade. Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducadoras negraspt_BR
dc.subjectPrograma etnomatemáticapt_BR
dc.titleHidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171156474376086pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o trabalho de mulheres na Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática, em especial mulheres negras, estabelecendo uma relação da temática apresentada no filme Hidden Figures (“Estrelas além do tempo”). O tema emergiu, inicialmente, quando o pesquisador cursava a disciplina de História da Matemática e por assistir o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo) e após as primeiras investigações acerca do papel da mulher negra nas ciências exatas. Tal movimento aproximou o pesquisador de fatos e dados relacionados ao Primeiro Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2018 e da evidência da participação de duas educadoras matemáticas negras no evento. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, além de pautar-se em estudo bibliográfico, elegeu o questionário como instrumento metodológico, tendo como sujeitos da pesquisa essas duas educadoras. A investigação mobilizou aproximações com a dimensão política do Programa Etnomatemática, a partir da atuação e visão das educadoras entrevistadas e com a dimensão educacional, por meio da elaboração de um ambiente de aprendizagem como possibilidade para implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo mostrou que as mulheres negras no campo da matemática são atuantes como pesquisadoras, professoras e militantes, mas pela existência do racismo institucionalizado de gênero e raça, ainda são “figuras escondidas” (Hidden Figures). Desse modo, espera-se que essa investigação contribua para as reflexões das interfaces que podem se estabelecer entre o Programa Etnomatemática e a Educação para as relações étnico-raciais no campo da Educação Matemática, descolonizando saberes e práticas no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HiddenFiguresEstudo.pdf803.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons