Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Paulo Ricardo de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T12:30:56Z | - |
dc.date.available | 2020-01-20T12:30:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Ricardo de Andrade. Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28385 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educadoras negras | pt_BR |
dc.subject | Programa etnomatemática | pt_BR |
dc.title | Hidden Figures: um estudo na perspectiva da Etnomatemática acerca de mulheres negras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Leandro de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9836292136030338 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6171156474376086 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o trabalho de mulheres na Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática, em especial mulheres negras, estabelecendo uma relação da temática apresentada no filme Hidden Figures (“Estrelas além do tempo”). O tema emergiu, inicialmente, quando o pesquisador cursava a disciplina de História da Matemática e por assistir o filme Hidden Figures (Estrelas além do tempo) e após as primeiras investigações acerca do papel da mulher negra nas ciências exatas. Tal movimento aproximou o pesquisador de fatos e dados relacionados ao Primeiro Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2018 e da evidência da participação de duas educadoras matemáticas negras no evento. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, além de pautar-se em estudo bibliográfico, elegeu o questionário como instrumento metodológico, tendo como sujeitos da pesquisa essas duas educadoras. A investigação mobilizou aproximações com a dimensão política do Programa Etnomatemática, a partir da atuação e visão das educadoras entrevistadas e com a dimensão educacional, por meio da elaboração de um ambiente de aprendizagem como possibilidade para implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo mostrou que as mulheres negras no campo da matemática são atuantes como pesquisadoras, professoras e militantes, mas pela existência do racismo institucionalizado de gênero e raça, ainda são “figuras escondidas” (Hidden Figures). Desse modo, espera-se que essa investigação contribua para as reflexões das interfaces que podem se estabelecer entre o Programa Etnomatemática e a Educação para as relações étnico-raciais no campo da Educação Matemática, descolonizando saberes e práticas no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HiddenFiguresEstudo.pdf | 803.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License