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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28370
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2021-12-03 |
Título: | Guardiões do cerrado: design de um jogo de tabuleiro infantil sobre a conscientização ambiental e a cultura geral tupi-guarani |
Autor: | Macedo, Rafael Gomes |
Primer orientador: | Pantaleão, Lucas Farinelli |
Primer miembro de la banca: | Nunes, Viviane Guimarães Alvim |
Segundo miembro de la banca: | Alcântara, Cristiane Pereira de |
Resumen: | O projeto desenvolvido e aqui apresentado tem a intenção e finalidade de fornecer um material didático, multidisciplinar, lúdico e interativo a crianças das redes de ensino fundamental a partir do quinto e sexto ano. Trata-se de um jogo de tabuleiro no qual são apresentadas questões sobre zoologia, botânica, geografia espacial e climatologia do cerrado brasileiro, bem como conhecimentos sobre cultura e tradições locais, linguística e cultura e cosmologia indígena. Como objeto de design, o produto final é resultado de um projeto estruturado em metodologias de design thinking, somadas a teorias de design de personagens, noções de semiótica, design de ambientação e construção de narrativas; As técnicas utilizadas para a produção do protótipo desenvolvido e apresentado foram em sua maior parte artesanais, porém, e vislumbra-se a possibilidade da reprodução destes itens de maneira seriada, por meio de instruções detalhadas de sua futura fabricação e técnicas utilizadas para sua produção industrial, com o intuito de distribuir o produto em instituições de ensino da região, e possivelmente, por todo o país. Durante o processo do desenvolvimento do projeto, foram tomadas as devidas precauções quanto a abordagem dos temas relativos à cultura indígena. Por não se tratar de simples mitologia, mas sim de cultura e cosmologia que é vivida até hoje, a inserção de personagens e temáticas, assim como padrões de pintura, elementos visuais e representações personificadas, precisaram ser alicerçadas não apenas em arquivos de museus e artigos, mas também com relatos de membros ativos, artistas e autores de comunidades das nações indígenas aqui representadas. Como peça didática, mas também de entretenimento, o produto visa promover uma atividade interativa, que possa cativar e inspirar a pesquisa e o respeito pelo meio ambiente, o resgate e valorização da cultura humana, por meio da conexão entre os participantes. |
Abstract: | The project being developed and presented here has the intent and the means to provide, children undergoing elementary or grade school, a didactic, multidisciplinary, playful and interactive material . It regards a board game in which subjects surrounding the topics of zoology, botanics, spatial geography and climatology of the Brazilian cerrado biome, and also subjects of local culture and traditions, linguistics and indigenous cosmology and culture. As a design object, the final product offers a well structured mesh of research based on methodologies such as design thinking, added to character design theories, semiotic notions, ambient design and worldbuilding. The techniques utilized on the development of this project were artisanal, however, there is room for the reproduction and manufacturing of the pieces presented in this project for a larger, industrial scale of distribution, with the intent of offering the final product to local distribution amongst various teaching institutions, on a regional scale, and also possibly to a national scale. Throughout the design process of the project as a whole, cautionary measures had to be taken in regards to the approach of the themes relating to indigenous culture. As in it being not a mythological approach, but a cultural and cosmological one that is in effect to this day, the insertion of thematic characters, as well as paintings and patterns, visual elements and personified representations had to be based not only on museum archives and articles, but also reports and insights from active members, artists and authors from such communities here represented. As a didactic piece, but also as an entertainment vessel, the product intends to provide an interactive activity, that is able to captivate and inspire research and respect towards the environment, an ode to tradition and human culture, and the connection amongst the participants. |
Palabras clave: | Material didático interativo Jogo de tabuleiro Cerrado brasileiro Cultura geral tupi-guarani |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MACEDO, Rafael Gomes. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28370 |
Fecha de defensa: | 3-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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