Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28308
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9808-0034
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experiências de aprendizagens musicais no processo de construção do álbum musical “Nunca estou só”
Título(s) alternativo(s): Music learning experiences in the process of building the album “Never Am Alone”
Autor(es): Valadão, Paulo Jorge Gonçalves
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Morato, Cintia Thais
Segundo membro da banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da educação musical, em diálogo com a sociologia, sobre experiências de aprendizagens musicais de músicos do grupo “Amor Inestimável” (AMI) no processo de construção do álbum musical “Nunca estou só”. Os dados foram coletados por meio de quatro entrevistas feitas com quatro músicos do grupo AMI e foram analisados: sob a ótica da educação musical como prática social proposta por Souza (2004), sob o conceito de experiência concebido por Larrosa (2011) e sob a perspectiva da experiência social elucidada por Dubet (1994). Se a experiência é o que marca (o que transforma) e esse marcar contribui substancialmente para a construção do indivíduo como sujeito social, é de suma importância que a educação (e nesse caso a educação musical) valorize as experiências dos sujeitos ao praticar socialmente o ensino aprendizagem. Portanto, na presente pesquisa, experiências de músicos são percebidas como experiências de aprendizagens musicais à medida que os entrevistados denotam sentidos musicais às suas experiências e constroem o saber da experiência. Essas experiências também são percebidas como ferramentas de socialização, por meio da música, ao serem dispostas em um processo de construção coletiva em que os indivíduos são separados por uma distância física e temporal. Com essas considerações, nota-se a possibilidade de diálogo entre o professor de música e as experiências cotidianas de seus alunos na construção de experiências de aprendizagens musicais se a intencionalidade do seu ensino for a educação musical como prática social.
Abstract: This paper presents a qualitative research carried out in the context of music education, in dialogue with sociology, about musical learning experiences of musicians of the group “Inestimable Love” (AMI) in the process of building the musical album “I am never alone”. Data were collected through four interviews with four musicians from the AMI group and were analyzed: from the perspective of music education as a social practice proposed by Souza (2004), under the concept of experience conceived by Larrosa (2011) and under the perspective of social experience elucidated by Dubet (1994). If experience is what marks (what transforms) and this marking contributes substantially to the construction of the individual as a social subject, it is of the utmost importance that education (and in this case music education) values ​​the experiences of the subjects by socially practicing the subject. I teach learning. Therefore, in the present research, experiences of musicians are perceived as musical learning experiences as the interviewees denote musical meanings to their experiences and build the knowledge of the experience. These experiences are also perceived as tools of socialization through music, when they are arranged in a process of collective construction in which individuals are separated by a physical and temporal distance. With these considerations, one can note the possibility of dialogue between the music teacher and the daily experiences of his students in the construction of musical learning experiences if the intent of his teaching is musical education as a social practice.
Palavras-chave: Educação musical
Experiência
Experiência de aprendizagem musical
Sentido musical
Educação musical como prática social
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VALADÃO, Paulo Jorge Gonçalves. Experiências de aprendizagens musicais no processo de construção do álbum musical "Nunca estou só". 2018. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28308
Data de defesa: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperiênciasAprendizagensMusicais.pdfTCC1.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons