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dc.creatorValadão, Paulo Jorge Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-01-13T19:41:44Z-
dc.date.available2020-01-13T19:41:44Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationVALADÃO, Paulo Jorge Gonçalves. Experiências de aprendizagens musicais no processo de construção do álbum musical "Nunca estou só". 2018. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28308-
dc.description.abstractThis paper presents a qualitative research carried out in the context of music education, in dialogue with sociology, about musical learning experiences of musicians of the group “Inestimable Love” (AMI) in the process of building the musical album “I am never alone”. Data were collected through four interviews with four musicians from the AMI group and were analyzed: from the perspective of music education as a social practice proposed by Souza (2004), under the concept of experience conceived by Larrosa (2011) and under the perspective of social experience elucidated by Dubet (1994). If experience is what marks (what transforms) and this marking contributes substantially to the construction of the individual as a social subject, it is of the utmost importance that education (and in this case music education) values ​​the experiences of the subjects by socially practicing the subject. I teach learning. Therefore, in the present research, experiences of musicians are perceived as musical learning experiences as the interviewees denote musical meanings to their experiences and build the knowledge of the experience. These experiences are also perceived as tools of socialization through music, when they are arranged in a process of collective construction in which individuals are separated by a physical and temporal distance. With these considerations, one can note the possibility of dialogue between the music teacher and the daily experiences of his students in the construction of musical learning experiences if the intent of his teaching is musical education as a social practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiência de aprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectSentido musicalpt_BR
dc.subjectEducação musical como prática socialpt_BR
dc.titleExperiências de aprendizagens musicais no processo de construção do álbum musical “Nunca estou só”pt_BR
dc.title.alternativeMusic learning experiences in the process of building the album “Never Am Alone”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144423954907563pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da educação musical, em diálogo com a sociologia, sobre experiências de aprendizagens musicais de músicos do grupo “Amor Inestimável” (AMI) no processo de construção do álbum musical “Nunca estou só”. Os dados foram coletados por meio de quatro entrevistas feitas com quatro músicos do grupo AMI e foram analisados: sob a ótica da educação musical como prática social proposta por Souza (2004), sob o conceito de experiência concebido por Larrosa (2011) e sob a perspectiva da experiência social elucidada por Dubet (1994). Se a experiência é o que marca (o que transforma) e esse marcar contribui substancialmente para a construção do indivíduo como sujeito social, é de suma importância que a educação (e nesse caso a educação musical) valorize as experiências dos sujeitos ao praticar socialmente o ensino aprendizagem. Portanto, na presente pesquisa, experiências de músicos são percebidas como experiências de aprendizagens musicais à medida que os entrevistados denotam sentidos musicais às suas experiências e constroem o saber da experiência. Essas experiências também são percebidas como ferramentas de socialização, por meio da música, ao serem dispostas em um processo de construção coletiva em que os indivíduos são separados por uma distância física e temporal. Com essas considerações, nota-se a possibilidade de diálogo entre o professor de música e as experiências cotidianas de seus alunos na construção de experiências de aprendizagens musicais se a intencionalidade do seu ensino for a educação musical como prática social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.orcid.putcode67262908-
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