Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28226
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escravidão contemporânea no âmago da indústria têxtil brasileira
Autor(es): Superti, Natália Nunes
Primeiro orientador: Orlandini, Marcia Leonora Santos Regis
Resumo: Este artigo aborda o desenvolvimento do trabalho análogo ao de escravo dentro da indústria têxtil brasileira. A partir do conceito de escravidão contemporânea são observados os agentes responsáveis pela manutenção desse sistema e apresentados os mecanismos judiciais e extrajudiciais utilizados para tentar coibir esta prática e prevenir sua perpetuação. Para tanto, foram analisados dois acórdãos proferidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região do Estado de São Paulo nas ações civis públicas ajuizadas contra as marcas “Pernambucanas” e “M. Officer” com o intuito de esclarecer o entendimento jurisprudencial brasileiro acerca do tema.
Palavras-chave: Trabalho análogo ao de escravo
Escravidão contemporânea
Indústria têxtil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SUPERTI, Natália Nunes. A escravidão contemporânea no âmago da indústria têxtil brasileira. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28226
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscravidãoContemporâneaÂmago.pdfA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NO ÂMAGO DA INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRA - NATÁLIA NUNES SUPERTI518.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons