Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: C de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantil
Autor: Oliveira, Mariana
Primer orientador: Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes
Primer miembro de la banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo miembro de la banca: Spannenberg, Ana Cristna Menegotto
Resumen: Esta monografia apresenta uma análise de reportagens veiculadas de 2015 a 2018 na edição anual impressa da revista Minas Faz Ciência Infantil. O objetivo foi compreender a estruturação de textos de divulgação científica voltados para o público infantil. Para tanto, recupera conceitos ligados à divulgação científica e às crianças. Para a análise, foram discriminadas quatro estratégias principais relacionadas à aproximação, linguagem, imagem do cientista e narrativa. A realização se deu por meio da decomposição do corpus e detalhamento dos elementos ligados aos descritores de análise. A partir disso foi possível observar o uso de estratégias para aproximação entre a criança e a ciência, como esse tipo de conteúdo pode construir conhecimento científico e de que maneira é possível construir pontes entre o cotidiano e a ciência.
Abstract: This monograph presents an analysis of articles published from 2015 to 2018 in the annual print edition of Minas Faz Ciência Infantil magazine. The goal was to understand the structure of texts for scientific communication aimed at children. Therefore, it uses concepts related to scientific communication and children. For the analysis, four main strategies related to the approach, language, scientist image and narrative were discriminated. The realization was through the decomposition of the corpus and detailing of the elements linked to the analysis descriptors. From this it was possible to observe the use of strategies to bring children closer to science, how this type of content can build scientific knowledge and how it is possible to build bridges between daily life and science.
Palabras clave: Criança
Children
Ciência
Science
Divulgação científica
Science dissemination
Minas Faz Ciência
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Mariana. C de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantil. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220
Fecha de defensa: 12-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CriançaCiênciaConstrução.pdf2.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.