Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Mariana | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T12:18:51Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T12:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mariana. C de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantil. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents an analysis of articles published from 2015 to 2018 in the annual print edition of Minas Faz Ciência Infantil magazine. The goal was to understand the structure of texts for scientific communication aimed at children. Therefore, it uses concepts related to scientific communication and children. For the analysis, four main strategies related to the approach, language, scientist image and narrative were discriminated. The realization was through the decomposition of the corpus and detailing of the elements linked to the analysis descriptors. From this it was possible to observe the use of strategies to bring children closer to science, how this type of content can build scientific knowledge and how it is possible to build bridges between daily life and science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Science dissemination | pt_BR |
dc.subject | Minas Faz Ciência | pt_BR |
dc.title | C de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944925833383680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Adriana Cristina Omena dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1515433725914811 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Spannenberg, Ana Cristna Menegotto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171056979080219 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6758067683402776 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta uma análise de reportagens veiculadas de 2015 a 2018 na edição anual impressa da revista Minas Faz Ciência Infantil. O objetivo foi compreender a estruturação de textos de divulgação científica voltados para o público infantil. Para tanto, recupera conceitos ligados à divulgação científica e às crianças. Para a análise, foram discriminadas quatro estratégias principais relacionadas à aproximação, linguagem, imagem do cientista e narrativa. A realização se deu por meio da decomposição do corpus e detalhamento dos elementos ligados aos descritores de análise. A partir disso foi possível observar o uso de estratégias para aproximação entre a criança e a ciência, como esse tipo de conteúdo pode construir conhecimento científico e de que maneira é possível construir pontes entre o cotidiano e a ciência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CriançaCiênciaConstrução.pdf | 2.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.