Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Mariana-
dc.date.accessioned2020-01-09T12:18:51Z-
dc.date.available2020-01-09T12:18:51Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana. C de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantil. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28220-
dc.description.abstractThis monograph presents an analysis of articles published from 2015 to 2018 in the annual print edition of Minas Faz Ciência Infantil magazine. The goal was to understand the structure of texts for scientific communication aimed at children. Therefore, it uses concepts related to scientific communication and children. For the analysis, four main strategies related to the approach, language, scientist image and narrative were discriminated. The realization was through the decomposition of the corpus and detailing of the elements linked to the analysis descriptors. From this it was possible to observe the use of strategies to bring children closer to science, how this type of content can build scientific knowledge and how it is possible to build bridges between daily life and science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScience disseminationpt_BR
dc.subjectMinas Faz Ciênciapt_BR
dc.titleC de criança e de ciência: a construção da divulgação científica para crianças na revista impressa Minas Faz Ciência Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee2Spannenberg, Ana Cristna Menegotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171056979080219pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758067683402776pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma análise de reportagens veiculadas de 2015 a 2018 na edição anual impressa da revista Minas Faz Ciência Infantil. O objetivo foi compreender a estruturação de textos de divulgação científica voltados para o público infantil. Para tanto, recupera conceitos ligados à divulgação científica e às crianças. Para a análise, foram discriminadas quatro estratégias principais relacionadas à aproximação, linguagem, imagem do cientista e narrativa. A realização se deu por meio da decomposição do corpus e detalhamento dos elementos ligados aos descritores de análise. A partir disso foi possível observar o uso de estratégias para aproximação entre a criança e a ciência, como esse tipo de conteúdo pode construir conhecimento científico e de que maneira é possível construir pontes entre o cotidiano e a ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriançaCiênciaConstrução.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.