Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28191
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5879-3635
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-04-24
Título: Aproximações interdisciplinares entre o ensino da matemática e a literatura infantil: uma aprendizagem significativa
Título (s) alternativo (s): Interdisciplinary approaches between mathematics teaching and children's literature: a meaningful learning
Autor: Ghelli, Kelma Gomes Mendonça
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumen: Esta pesquisa procurou dar respostas ao seguinte problema: Quais são os obstáculos de uma efetiva prática interdisciplinar e como romper com práticas docentes e tradicionais no ensino de Matemática e de Literatura Infantil? Face a esse problema, a Tese teve por objetivo geral apresentar possibilidades metodológicas diferenciadas por meio de um trabalho interdisciplinar na articulação do ensino de Matemática por meio da Literatura Infantil. Para responder a esse problema e atingir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho teórico, bibliográfico, que, de um modo geral, analisa e descreve as principais questões do ato de ensinar e de aprender Matemática. Assim, para a fundamentação de nossa pesquisa, fizemos um aprofundamento teórico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Discutimos, ainda, a formação inicial e continuada do professor e as concepções dos docentes sobre o processo de ensinar e de aprender Matemática, e analisamos algumas alternativas metodológicas que podem contribuir para a melhoria do ensino de Matemática por meio da Literatura Infantil. O presente trabalho nos evidenciou que as aproximações interdisciplinares entre o ensino da Matemática e a Literatura Infantil muito têm a contribuir para com a prática pedagógica do professor, bem como no processo de aprendizagem do aluno; assim, integrar literatura às aulas de Matemática pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e inovador, tanto para os alunos, quanto para o professor. Palavras-chave: Literatura Infantil. Aprendizagem Significativa. Ensino da Matemática.
Abstract: This survey aims to answer the following problem: What are the obstacles to effective interdisciplinary practice and how to break with traditional practices in teaching Mathematics and Children's Literature? So, this thesis intended to present methodological possibilities through an interdisciplinary work articulating teaching of Mathematics and Children's Literature. For that, we carried out a theoretical bibliographic study which describes and analyze the main questions concerned to the act of teaching and learning Mathematics. We made a theoretical deepening on Ausubel’s Theory of Significant Learning. We also discussed the initial and continuing teacher training and the teachers’ conceptions on the process of teaching and learning Mathematics and analyzed some alternatives that can contribute to the improvement of Mathematics teaching through Children's Literature. The results showed that the interdisciplinary approaches between the teaching of Mathematics and Children's Literature have much to contribute to the teacher’s pedagogical practice and to the student’s learning process. Integrating literature to Mathematics classes may render the teaching-learning process more attractive and innovative for both students and teachers Keywords: Children Literature. Significant Learning. Mathematics.
Palabras clave: Literatura Infantil
Children's Literature
Aprendizagem Significativa
Meaningful Learning
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Aproximações interdisciplinares entre o ensino da matemática e a literatura infantil: uma aprendizagem significativa. 2019. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2378.
Identificador del documento: https://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2378
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28191
Fecha de defensa: 24-abr-2019
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AproximacoesInterdisciplinaresEnsino.pdf5.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.