Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGhelli, Kelma Gomes Mendonça-
dc.date.accessioned2020-01-08T12:38:21Z-
dc.date.available2020-01-08T12:38:21Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationGHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Aproximações interdisciplinares entre o ensino da matemática e a literatura infantil: uma aprendizagem significativa. 2019. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2378.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28191-
dc.description.abstractThis survey aims to answer the following problem: What are the obstacles to effective interdisciplinary practice and how to break with traditional practices in teaching Mathematics and Children's Literature? So, this thesis intended to present methodological possibilities through an interdisciplinary work articulating teaching of Mathematics and Children's Literature. For that, we carried out a theoretical bibliographic study which describes and analyze the main questions concerned to the act of teaching and learning Mathematics. We made a theoretical deepening on Ausubel’s Theory of Significant Learning. We also discussed the initial and continuing teacher training and the teachers’ conceptions on the process of teaching and learning Mathematics and analyzed some alternatives that can contribute to the improvement of Mathematics teaching through Children's Literature. The results showed that the interdisciplinary approaches between the teaching of Mathematics and Children's Literature have much to contribute to the teacher’s pedagogical practice and to the student’s learning process. Integrating literature to Mathematics classes may render the teaching-learning process more attractive and innovative for both students and teachers Keywords: Children Literature. Significant Learning. Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleAproximações interdisciplinares entre o ensino da matemática e a literatura infantil: uma aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinary approaches between mathematics teaching and children's literature: a meaningful learningpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1932114816846374pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou dar respostas ao seguinte problema: Quais são os obstáculos de uma efetiva prática interdisciplinar e como romper com práticas docentes e tradicionais no ensino de Matemática e de Literatura Infantil? Face a esse problema, a Tese teve por objetivo geral apresentar possibilidades metodológicas diferenciadas por meio de um trabalho interdisciplinar na articulação do ensino de Matemática por meio da Literatura Infantil. Para responder a esse problema e atingir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho teórico, bibliográfico, que, de um modo geral, analisa e descreve as principais questões do ato de ensinar e de aprender Matemática. Assim, para a fundamentação de nossa pesquisa, fizemos um aprofundamento teórico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Discutimos, ainda, a formação inicial e continuada do professor e as concepções dos docentes sobre o processo de ensinar e de aprender Matemática, e analisamos algumas alternativas metodológicas que podem contribuir para a melhoria do ensino de Matemática por meio da Literatura Infantil. O presente trabalho nos evidenciou que as aproximações interdisciplinares entre o ensino da Matemática e a Literatura Infantil muito têm a contribuir para com a prática pedagógica do professor, bem como no processo de aprendizagem do aluno; assim, integrar literatura às aulas de Matemática pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e inovador, tanto para os alunos, quanto para o professor. Palavras-chave: Literatura Infantil. Aprendizagem Significativa. Ensino da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2378pt_BR
dc.orcid.putcode67000303-
dc.crossref.doibatchid649ec0d3-8b1a-47bd-a622-6e43d33f79dd-
dc.description.embargo2021-04-24-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AproximacoesInterdisciplinaresEnsino.pdf5.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.