Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28143
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1608-6630 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de matemática? |
Título(s) alternativo(s): | Error analysis: what can we learn from freshman answers in a math course? |
Autor(es): | Silva, Pedro Henrique Bernardes da |
Primeiro orientador: | Lopes, Érika Maria Chioca |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Germano Abud de |
Segundo membro da banca: | Souza Jr., Arlindo José de |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as produções escritas de ingressantes em um curso de Graduação em Matemática no contexto da disciplina de Seminários de Matemática Elementar (SME) nos dois semestres de 2019, investigando possíveis dificuldades conceituais destes alunos na perspectiva da Análise de Erros. Após leituras e discussões de textos relacionados com erros matemáticos, foi proposto um questionário abordando conceitos da área, onde os alunos deveriam registrar suas resoluções. Com relação à metodologia de análise de erros (Cury, 2008), as respostas foram classificadas em categorias conceituais, e essas servem de instrumento de identificação de erros, possibilitando investigar futuras abordagens de ensino para calouros de cursos de Matemática. A partir de uma análise quali-quantitativa destas respostas, partimos para investigações de intervenções metodológicas que possibilitavam o preenchimento das lacunas conceituais deficitárias destes ingressantes, advindas do Ensino Básico, investigando cooperativamente com o mesmo as soluções para seus equívocos buscando a construção de seu próprio conhecimento. Este movimento permitiu uma liberdade metodológica, dando-nos possibilidades de pensamentos de estratégias de ensino-aprendizado que mais poderiam contribuir para a formação destes alunos. As ações realizadas nesta pesquisa, sustentadas pelo auxílio da disciplina de SME em outras disciplinas do primeiro semestre do curso, oportunizam articular um planejamento pedagógico simbólico com os professores de outras matérias do primeiro período, desencadeando uma possível colaboração entre as disciplinas inicias do curso, alicerceando a estrutura conceitual destes futuros professores. |
Abstract: | This paper aims to analyze the written productions of newcomers in a Mathematics Undergraduate course in the context of the Elementary Mathematics Seminars (EMS) discipline in the two semesters of 2019, investigating possible conceptual difficulties of these students from the perspective of Error Analysis. After reading and discussing texts related to mathematical errors, a questionnaire was proposed addressing concepts in the area, where students should record their resolutions. Regarding the error analysis methodology (Cury, 2008), the answers were classified into conceptual categories, and these serve as an error identification tool, enabling the investigation of future teaching approaches for freshmen in mathematics courses. From a qualitative and quantitative analysis of these answers, we started to investigate methodological interventions that made it possible to fill the deficient conceptual gaps of these newcomers, coming from Basic Education, cooperatively investigating the solutions to their mistakes seeking the construction of their own knowledge. This movement allowed a methodological freedom, giving us possibilities of thoughts of teaching-learning strategies that could contribute more to the formation of these students. The actions carried out in this research, supported by the help of the SME discipline in other subjects of the first semester of the course, make it possible to articulate a symbolic pedagogical planning with the teachers of other subjects of the first period, triggering a possible collaboration between the beginning subjects of the course, laying the foundations the conceptual framework of these future teachers. |
Palavras-chave: | Análise de erros Ingressantes Jogos manipulativos Aula investigativa Graduação em matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Pedro Henrique Bernardes da. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de matemática? 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28143 |
Data de defesa: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnálisedeErros.pdf | TCC | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.