Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Pedro Henrique Bernardes da-
dc.date.accessioned2020-01-06T13:34:35Z-
dc.date.available2020-01-06T13:34:35Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Bernardes da. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de matemática? 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28143-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the written productions of newcomers in a Mathematics Undergraduate course in the context of the Elementary Mathematics Seminars (EMS) discipline in the two semesters of 2019, investigating possible conceptual difficulties of these students from the perspective of Error Analysis. After reading and discussing texts related to mathematical errors, a questionnaire was proposed addressing concepts in the area, where students should record their resolutions. Regarding the error analysis methodology (Cury, 2008), the answers were classified into conceptual categories, and these serve as an error identification tool, enabling the investigation of future teaching approaches for freshmen in mathematics courses. From a qualitative and quantitative analysis of these answers, we started to investigate methodological interventions that made it possible to fill the deficient conceptual gaps of these newcomers, coming from Basic Education, cooperatively investigating the solutions to their mistakes seeking the construction of their own knowledge. This movement allowed a methodological freedom, giving us possibilities of thoughts of teaching-learning strategies that could contribute more to the formation of these students. The actions carried out in this research, supported by the help of the SME discipline in other subjects of the first semester of the course, make it possible to articulate a symbolic pedagogical planning with the teachers of other subjects of the first period, triggering a possible collaboration between the beginning subjects of the course, laying the foundations the conceptual framework of these future teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectIngressantespt_BR
dc.subjectJogos manipulativospt_BR
dc.subjectAula investigativapt_BR
dc.subjectGraduação em matemáticapt_BR
dc.titleAnálise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de matemática?pt_BR
dc.title.alternativeError analysis: what can we learn from freshman answers in a math course?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Germano Abud de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4057045968849847pt_BR
dc.contributor.referee2Souza Jr., Arlindo José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507187522363197pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar as produções escritas de ingressantes em um curso de Graduação em Matemática no contexto da disciplina de Seminários de Matemática Elementar (SME) nos dois semestres de 2019, investigando possíveis dificuldades conceituais destes alunos na perspectiva da Análise de Erros. Após leituras e discussões de textos relacionados com erros matemáticos, foi proposto um questionário abordando conceitos da área, onde os alunos deveriam registrar suas resoluções. Com relação à metodologia de análise de erros (Cury, 2008), as respostas foram classificadas em categorias conceituais, e essas servem de instrumento de identificação de erros, possibilitando investigar futuras abordagens de ensino para calouros de cursos de Matemática. A partir de uma análise quali-quantitativa destas respostas, partimos para investigações de intervenções metodológicas que possibilitavam o preenchimento das lacunas conceituais deficitárias destes ingressantes, advindas do Ensino Básico, investigando cooperativamente com o mesmo as soluções para seus equívocos buscando a construção de seu próprio conhecimento. Este movimento permitiu uma liberdade metodológica, dando-nos possibilidades de pensamentos de estratégias de ensino-aprendizado que mais poderiam contribuir para a formação destes alunos. As ações realizadas nesta pesquisa, sustentadas pelo auxílio da disciplina de SME em outras disciplinas do primeiro semestre do curso, oportunizam articular um planejamento pedagógico simbólico com os professores de outras matérias do primeiro período, desencadeando uma possível colaboração entre as disciplinas inicias do curso, alicerceando a estrutura conceitual destes futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration82pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode66877044-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnálisedeErros.pdfTCC3.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.