Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1119-2509 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Does teacher salary matter? An impact evaluation about the performance of Minas Gerais students in Prova Brasil |
Autor(es): | Ferreira, Kamila Soares |
Primeiro orientador: | Franco, Ana Maria de Paiva |
Primeiro membro da banca: | Saiani, Carlos Cesar Santejo |
Segundo membro da banca: | Castro, Marcelo Araújo |
Resumo: | Considerando os diversos efeitos positivos da educação para o desenvolvimento socioeconômico de um país e os diversos fatores que podem afetar a qualidade do aprendizado dos estudantes, esse trabalho foca no papel dos professores e em uma variável chave para a atração e a permanência de bons profissionais na carreira docente: a remuneração. Utiliza-se dados em painel, considerando os anos de 2011, 2013 e 2015, com os resultados da Prova Brasil para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal em Minas Gerais, e informações sobre a remuneração dos professores, extraídas da RAIS, para fazer estimações de modelos de Mínimos Quadrados Ordinários Empilhados e Modelos de Efeitos Fixos. Os resultados encontrados indicam, pela estimação de MQO, que maiores salários dos professores resultam em melhores notas na Prova Brasil de Matemática. Pela estimação por Efeitos Fixos, essa variável não é estatisticamente significante para explicar o desempenho dos estudantes. |
Abstract: | Considering the many positive effects of education on a country's socioeconomic development and the many factors that can affect the quality of student learning, this paper focuses on the role of teachers and a key variable for attracting and retaining good professionals in the teaching career: the salaries. It uses panel data, considering the years of 2011, 2013 and 2015, with the results of students from the 5th grade of elementary school in Minas Gerais in Prova Brasil, and information on teacher’s remuneration, from RAIS, to make estimations of Ordinary Least Squares models and Fixed Effects Models. The results found in OLS models indicate that higher salaries results in higher grades in Matematic’s test of Prova Brasil. With the estimation using Fixed Effects, this variable is not statistical significant to explain student’s performance. |
Palavras-chave: | Economia da educação Remuneração dos professores Qualidade da educação Dados em painel Education economics Teacher’s remuneration Quality of education Panel data |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Kamila Soares. O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036 |
Data de defesa: | 16-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SalárioProfessoresImporta.pdf | TCC | 950.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons