Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Kamila Soares-
dc.date.accessioned2019-12-26T20:07:35Z-
dc.date.available2019-12-26T20:07:35Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Kamila Soares. O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036-
dc.description.abstractConsidering the many positive effects of education on a country's socioeconomic development and the many factors that can affect the quality of student learning, this paper focuses on the role of teachers and a key variable for attracting and retaining good professionals in the teaching career: the salaries. It uses panel data, considering the years of 2011, 2013 and 2015, with the results of students from the 5th grade of elementary school in Minas Gerais in Prova Brasil, and information on teacher’s remuneration, from RAIS, to make estimations of Ordinary Least Squares models and Fixed Effects Models. The results found in OLS models indicate that higher salaries results in higher grades in Matematic’s test of Prova Brasil. With the estimation using Fixed Effects, this variable is not statistical significant to explain student’s performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectRemuneração dos professorespt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectDados em painelpt_BR
dc.subjectEducation economicspt_BR
dc.subjectTeacher’s remunerationpt_BR
dc.subjectQuality of educationpt_BR
dc.subjectPanel datapt_BR
dc.titleO salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDoes teacher salary matter? An impact evaluation about the performance of Minas Gerais students in Prova Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Ana Maria de Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436546813181295pt_BR
dc.contributor.referee1Saiani, Carlos Cesar Santejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Marcelo Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305597232222132pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101898084174972pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando os diversos efeitos positivos da educação para o desenvolvimento socioeconômico de um país e os diversos fatores que podem afetar a qualidade do aprendizado dos estudantes, esse trabalho foca no papel dos professores e em uma variável chave para a atração e a permanência de bons profissionais na carreira docente: a remuneração. Utiliza-se dados em painel, considerando os anos de 2011, 2013 e 2015, com os resultados da Prova Brasil para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal em Minas Gerais, e informações sobre a remuneração dos professores, extraídas da RAIS, para fazer estimações de modelos de Mínimos Quadrados Ordinários Empilhados e Modelos de Efeitos Fixos. Os resultados encontrados indicam, pela estimação de MQO, que maiores salários dos professores resultam em melhores notas na Prova Brasil de Matemática. Pela estimação por Efeitos Fixos, essa variável não é estatisticamente significante para explicar o desempenho dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.orcid.putcode66536817-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SalárioProfessoresImporta.pdfTCC950.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons