Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27971
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O ensino de cerrado na prática docente de professores de Ciências
Título(s) alternativo(s): The teaching of cerrado in the teaching practice of science teachers
Autor(es): Rodrigues, Marcelle Sabrina Carneiro
Primeiro orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
Segundo membro da banca: Lomônaco, Cecília
Resumo: Nesta pesquisa nos propusemos a investigar o ensino de Cerrado desenvolvido por professoras do ensino fundamental nas escolas públicas de Araguari-MG. Para isso, lançamos mão dos pressupostos da pesquisa qualitativa, na modalidade do fenômeno situado, cujas raízes se encontram na Fenomenologia. Assim buscamos nos discursos de quatro professoras de Ciências, elementos para compreendermos o fenômeno em pauta. Nossa pesquisa pretendeu conhecer a prática docente das professoras investigadas a partir de seus discursos e não a partir da observação direta. Os discursos nos permitiram alcançar o significado das práticas e não as práticas pura e simplesmente. Nesse sentido, avaliamos que a pesquisa fenomenológica foi adequada para a questão que nos propusemos investigar. As entrevistas, forma pela qual foram constituídos os dados, forneceram um vasto material, do qual foram extraídas as Unidades de Significado, recortes eleitos como significativos nas descrições das professoras, prosseguindo-se a análise Ideográfica, etapa em que buscamos captar o fenômeno em cada professora e a análise Nomotética que partiu do individual para o geral, permitindo agrupar as convergências e divergências, dos aspectos abordados nas descrições, o que levou-nos à estrutura geral do fenômeno, estabelecendo seis categorias e suas subdivisões, a saber: Metodologia que engloba: estratégias utilizadas, participação dos alunos, conhecimento prévio dos alunos; Fontes de informação que reúne: livros didáticos, paradidáticos, Internet; Facilidades que compreende: o interesse dos alunos e a existência de um planejamento; Dificuldades que inclui: formação inicial, falta de recursos, falta de tempo, interdisciplinaridade; Formação que trata da auto-formação e formação continuada; Ênfase do ensino que abrange: ênfase na transmissão dos conhecimentos ou ênfase na Educação Ambiental e ainda a importância de ensinar sobre o Cerrado. Contatamos que o discurso das professoras está atualizado com as novas tendências para o ensino de Ciências e que o tema Cerrado é trabalhado a despeito das dificuldades.
Abstract: In this research we intended to investigate the teaching of ‘Savannah’ with teachers of the elementary public schools of Araguari/MG. For that, we used the presuppositions of the qualitative research, in the modality of the located phenomenon which roots are in Phenomenology. We studied de discourses of four teachers of Sciences for elements that would allow us to understand the phenomenon. In our research we intended to know the teachers' practice, investigating their discourses and dismissing the direct observation. The discourses allowed us to reach the meaning of the practices rather than the pure practice itself. In that sense, we evaluated that the phenomenological research was adequate for the subject that we intended to investigate. The interviews supplied a vast material from where the Meaning Units elected as significant in the teachers' descriptions were extracted during the Ideographical analysis. In this stage we tried to capture the phenomenon in each teacheris díscourse and the Nomothetic analysis - starting from the individual to the general allowed us to group the convergences and divergences of the aspects approached in the descriptions. Those procedures led us to the general structure of the phenomenon, establishing six categories and their subdivisions, that are: Mcthodology which includes: used strategies, the students' participation, the students' previous knowledge; Information sources that gather: paradidactic text books, Internet; Means that include: the students' interest and the existence of a planning; Difficulties that include: initial formation, lack of resources, lack of time, interdisciplinarity; Formation that deals with the self-formation and continuous formation; Emphasis of the teaching that embodies: emphasis on the transmission of the knowledge or emphasis on the Environmental Education and also the importance of teaching about the ‘Savannah’. The results showed an agreement among the data. Although the teachers' discourse is updated with the new tendencies for the teaching of Sciences and the subject ‘Savannah’ is developed despite the their difficulties.
Palavras-chave: Prática educacional
Discurso
Cerrado
Teaching practice
Discourse
Savannah
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais
Referência: RODRIGUES, Marcelle Sabrina Carneiro. O ensino de cerrado na prática docente de professores de Ciências. 2004. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.42
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.42
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27971
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ecologia, Conservação e Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoCerradoPrática.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons