Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27897
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2139-4454
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Astronomia no Ensino Médio: uma proposta para o ensino de fases da lua e eclipses por meio da História da Ciência
Autor(es): Malta, Victor Henrique
Primeiro orientador: Odashima, Mariana Mieko
Primeiro membro da banca: Longhini, Marcos Daniel
Segundo membro da banca: Lima, Sorandra Corrêa de
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma possibilidade entre o ensino de Astronomia e história da ciência no ensino de Física. A contextualização do ensino de ciências, aliada à necessidade da inclusão de temáticas que façam parte do cotidiano dos alunos, seguem novas tendências educacionais que caminham a passos curtos no Brasil. Tendo em vista as dificuldades que decorrem da falta de materiais didáticos especializados e uma formação inicial tecnicista nas áreas científicas, a pesquisa sugere um exemplo de sequência didática, bem como uma experiência pedagógica com este plano de aula, buscando auxiliar e motivar docentes em suas futuras práticas. Conclui-se que o planejamento é viável dentro do contexto atual, e reforça o incentivo aos estudantes para o estudo de ciências.
Abstract: The present study aims at exploring the possibility between teaching astronomy and history of science during Physics classes. The contextualization of the teaching of sciences, joined by the need of approach of topics that relate to the students’ daily life, are aligned with new educational trends, progressing slowly in Brazil. Taking into consideration the difficulties that result from the lack of specialized teaching materials, and technical proficiency in the scientific area, this research proposes an example of a didactic sequence, as well as a pedagogical experience with the presented material, in order to help and motivate teachers in their future practices. As a result, we find that the proposal is viable within the current context and it fostered the students' motivation for the study of sciences.
Palavras-chave: Astronomia
Astronomy
História da Ciência
History of Science
Fases da Lua
Phases of Moon
Ensino de Física
Physics teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MALTA, Victor Henrique. Astronomia no Ensino Médio: uma proposta para o ensino de fases da lua e eclipses por meio da História da Ciência. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27897
Data de defesa: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AstronomiaEnsinoMedio.pdfTCC2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons