Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27813
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8154-0540
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cálculo diferencial e integral no curso de Agronomia: uma perspectiva de trabalho de projetos com modelagem matemática e tecnologias digitais de informação e comunicação
Título(s) alternativo(s): Differential and integral calculus in the Agronomy course: a project work perspective with mathematical modeling and digital information and communication technologies
Autor(es): Pereira, Giselle Moraes Resende Pereira
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Meyer, João Frederico de Azevedo
Segundo membro da banca: Biembengut, Maria Salett
Terceiro membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Quarto membro da banca: Freitas, Maria Teresa Menezes
Resumo: O presente texto da tese, uma pesquisa de cunho qualitativo, apresenta a análise do desenvolvimento de uma proposta de Trabalho de Projeto interdisciplinar que fez uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e do processo da Modelagem Matemática para ensinar e aprender Cálculo, a partir do olhar dos estudantes do Curso de Agronomia que dela participaram, visando compreender as interações oportunizadas e as contribuições alcançadas. A proposta orientou-se pelo ensino de conteúdos do programa curricular das disciplinas Matemática I e Matemática II, que abordam em essência os conteúdos do Cálculo I e II, respectivamente, e, paralelamente, pela orientação à pesquisa. Foi desenvolvida de modo sequencial e realizada por meio de duas dinâmicas distintas, mas com intenções semelhantes. A proposta consistiu no desenvolvimento de projetos sobre temas/assuntos da Agronomia do interesse dos estudantes, em grupos, por meio de etapas que visaram estimular a percepção, a apreensão, a compreensão, a explicitação, a significação e a expressão dos alunos. Com a pesquisa realizada pelos grupos, o professor direcionou cada projeto para o ensino de alguns conteúdos dessas disciplinas, nos respectivos semestres em que elas foram ofertadas. Em Matemática I, cada grupo buscou por dados dentro da área das Ciências Agrárias para desenvolver seus projetos, que envolveram a determinação de uma situação-problema e a busca por sua solução, utilizando a Matemática. Esse percurso, feito em etapas, contou com a orientação do professor, ao direcionar cada projeto a algum conteúdo da disciplina, por meio da elaboração de Fichas Orientadoras, processo esse que reforçou o elo entre ensino e pesquisa. Já em Matemática II, o professor inicialmente definiu os conteúdos contemplados nos projetos da turma e solicitou que os dados fossem produzidos por meio da realização de experimentos com culturas do interesse de investigação de cada grupo. Novamente, com esses dados, o professor elaborou as Fichas Orientadoras com os mesmos objetivos das anteriores. As etapas foram acompanhadas por meio de relatórios e reuniões e, ao final de cada semestre, os projetos foram socializados em seminários. Em ambos, o Trabalho de Projeto foi acompanhado e orientado por um ambiente virtual de aprendizagem criado na plataforma Moodle, que continha diversos materiais e tarefas para a submissão dos relatórios. Fundamentados na Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005), foram estruturados o caminho metodológico e a análise interpretativa das informações. A análise dos dados construídos nesta pesquisa indicaram que, ao propor que os alunos desenvolvessem os projetos, o professor passou a trabalhar o ensino com pesquisa e extensão na universidade. Os principais resultados permitiram a autora desta tese concluir que o Trabalho de Projeto foi implementado em diferentes formas de interações e teve, como principais agentes, os grupos de alunos e suas ações em produção coletiva. As tecnologias digitais atuaram nos processos de constituição das disciplinas com Projetos; no processo de modelagem dos dados, elaboração e resolução das fichas orientadoras (softwares); e no processo comunicativo entre os envolvidos. A Modelagem, por sua vez, aprimorou conhecimentos e despertou o gosto pela investigação. Ambas, com potencial de contribuir para a apropriação e aperfeiçoamento da linguagem matemática, científica e tecnológica pelos estudantes.
Abstract: The body of this thesis of qualitative nature presents the analysis of a proposal development of an Interdisciplinary Work Project which made use of Digital Information and Communication Technologies and Mathematical Modeling to teach and learn Calculous, from the perspective of the students of Agronomy who took part, aiming to comprehend the interactions that were made possible and the reached contributions. The proposal guided itself by the teaching of content of the curricular program of the disciplines of Mathematics I and Mathematics II, which approach in essence the contents of Calculous I and Calculous II, respectively, and parallelly, by the orientation of the research. The research was conducted in a sequential manner and done by means of two distinct dynamics, but with similar intentions. The proposal consisted in the development of projects about topics/subjects of Agronomy that are of interest of the students, in groups, by means of stages which sought to stimulate the perception, the apprehension, the process of making things explicit, the meaningfulness and the expressions of students. With the research conducted by the groups, the professor directed each project to the teaching of some contents of these disciplines, in the respected semesters in which they were offered in. In Mathematics I, each group searched for data inside the field of Agronomy to develop their projects, which involved the determination of a problem-situation and the quest for its solution, utilizing mathematics. This path, done in steps, counted with the advisory of the professor, who directed each project to some content of the discipline, by means of elaboration of Advisory Sheets, which reinforced the link between research and teaching. In Mathematics II, the professor initially defined the contemplated contents in the projects of the class and solicited that the data be produced by means of experiments with crops that each group of students had interest to investigate. Again, with these data, the professor elaborated Advisory Sheets with the same objectives as the previous ones. The stages were followed by reports and meetings and at the end of each semester, the projects were socialized in seminars. In both stages, the Work Project was followed up and advised by a virtual learning environment created in the Moodle Platform, which had all sorts of material and tasks for the submission of the reports. Qualitative Epistemology Fundamentals of González Rey (2005) were used to structure the methodological path and the interpretative analysis of the information. The analysis of the constructed data in the research indicate that by proposing that the students developed the projects, the professor started to unite research, teaching and extension at the University. The main results allowed the author of this thesis to conclude that the Work Project was implemented in different forms of interaction and that it had as main agents the groups of students and their actions in collective production. The digital technologies acted on the constitution processes of the discipline with projects; in the process of data modeling, elaboration and resolution of Advisory Sheets (software); and in the communicative processes of the involved students. The modeling, in turn, enhanced knowledge and arose the curiosity for investigation in the students. Both of them, with potential to contribute to the appropriation and perfection of mathematical, scientific and technological language by the students.
Palavras-chave: Trabalho de projeto
Work project
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Digital information and communication technologies
Cálculo
Calculous
Ensino superior
Undergraduate education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: PEREIRA, Giselle Moraes Resende. Cálculo diferencial e integral no curso de Agronomia: uma perspectiva de trabalho de projetos com modelagem matemática e tecnologias digitais de informação e comunicação. 2019. 311 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2473
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2473
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27813
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalculoDiferencialIntegral.pdfTese26.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons