Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27798
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8782-3768
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A produção científica brasileira sobre o tema comprometimento organizacional veiculada no repositório SPELL (2009-2018): uma análise bibliométrica
Autor: Araujo, Emanueli Alexandra Prigol de
Primer orientador: Abdala, Etienne Cardoso
Primer miembro de la banca: Passos, Janduhy Camilo
Segundo miembro de la banca: Carrijo, Michelle de Castro
Resumen: A gestão organizacional tem se preocupado, cada vez mais, com o comportamento dos indivíduos no trabalho, pois é por meio dele que as pessoas realizam suas atividades, que, por sua vez, possibilitam as organizações alcançarem os seus objetivos. Neste contexto, tem-se o interesse pelo comprometimento organizacional, entendido como a permanência do empregado na organização, por desejo ou necessidade, em que, por meio de pesquisas, pode-se conhecer e compreender os seus antecedentes e consequentes nos comportamentos desejados ou não pela gestão. Diante disso, e ressaltando a relevância das pesquisas científicas para o conhecimento e disseminação de determinado campo ou temática, o presente trabalho tem como pergunta de pesquisa: quais as características da produção científica brasileira, na área de Administração, sobre o tema Comprometimento Organizacional? O objetivo geral consiste em apresentar um mapeamento bibliométrico dessa produção científica, publicada no período de 2009 a 2018 e disponibilizada no repositório Spell. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental, cujos procedimentos metodológicos foram divididos em três grandes etapas: na primeira, criou-se uma base dados e escolheu-se as variáveis de análise, relacionadas às publicações e aos seus autores; na segunda, coletou-se os dados de interesse de uma amostra de 78 artigos publicados no Spell, obtida por conta dos critérios definidos, e preencheu-se a base; e na terceira, realizou-se as análises estatísticas descritivas dos dados. Como resultado, verificou-se que a produção científica brasileira analisada vem sendo feita em coautoria, principalmente por professores e alunos de pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior pública, localizadas no Sudeste, Sul e Nordeste do país. Estes estudos têm se preocupado, de uma forma geral, com a conceituação do tema de interesse, com os seus antecedentes, correlatos, consequentes, e sua relação com a gestão de pessoas. As pesquisas, publicadas em periódicos considerados de qualidade, têm sido feitas, predominantemente, com uma abordagem quantitativa, finalidade descritiva ou exploratória, utilizando o levantamento como estratégia de pesquisa, o questionário como técnica de coleta e a estatística descritiva como técnica de análise dos dados, estando estes aspectos metodológicos coerentes com as referências mais citadas pelos estudos. Percebe-se, ainda, um crescimento médio no número de publicações nos últimos cinco anos analisados, quando comparados com o número médio dos cinco primeiros. Os resultados sugerem, por fim, a necessidade de aprofundar o conhecimento sistemático do conteúdo dos artigos.
Palabras clave: Comportamento organizacional
Bibliometria
SPELL
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAUJO, Emanueli Alexandra Prigol de. A produção científica brasileira sobre o tema comprometimento organizacional veiculada no repositório SPELL (2009-2018): uma análise bibliométrica. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27798
Fecha de defensa: 11-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProduçãoCientíficaBrasileira.pdf797.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons