Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27766
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2411-2387
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Fisioterapia em grupo para pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico: caracterização de um projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Uberlândia
Author: Ferreira Primo, Anaysa
Caixeta, Débora Maria Pereira
First Advisor: Hallal, Camilla Zamfolini
First coorientator: Dorasio, Ana Cláudia Pamplona
Summary: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença cada vez mais comum, visto que a expectativa de vida da população tem aumentado, assim como os fatores de risco relacionados ao AVE. A longo prazo, os pacientes acometidos dependem de cuidados assistenciais para atividades de vida diária, o que influencia na qualidade de vida e socialização. A fisioterapia em grupo tem se mostrado bastante promissora no processo de reabilitação destes pacientes, por proporcionar a prática de atividade física, além dos benefícios inerentes ao convívio social. O objetivo deste estudo foi caracterizar o protocolo de intervenção e o grupo de atendimento fisioterapêutico para pacientes com sequela de AVE (fase crônica), realizado na clínica de fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram coletados do banco de dados do Projeto de Extensão desde seu início (primeiro semestre de 2018) até o primeiro semestre de 2019. Foram coletadas informações relacionadas ao tipo de AVE; hemisfério acometido; número de indivíduos atendidos; freqüência e características dos exercícios. No período avaliado, participaram do Projeto de Extensão 18 indivíduos com sequela de AVE crônica (mais de 6 meses da lesão). O tipo de AVE mais comum foi o isquêmico (79% dos casos) e o hemisfério direito mais acometido (61% dos casos). Foram realizados alongamentos, fortalecimento para grandes grupos musculares, dinâmicas em grupo, atividades de dupla- tarefa, treino de equilíbrio e marcha com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e funcionalidade. As intervenções foram realizadas 2 vezes por semana com duração de 50 minutos cada atendimento. Nossos resultados mostraram as características de um Projeto de Extensão que visa melhorar a qualidade de vida, independência e interação social de pacientes com sequela de AVE por meio da fisioterapia em grupo. Ressaltamos a importância deste tipo de intervenção para esta população que muitas vezes não tem assistência fisioterapêutica, bem como a necessidade de estudos para definir protocolos de intervenção em grupo.
Keywords: AVE
Qualidade de vida
Fisioterapia em grupo
Stroke
Physical therapy modalities
Quality of life
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA PRIMO, Anaysa; CAIXETA, Débora Maria Pereira. Fisioterapia em grupo para pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico: caracterização de um projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27766
Date of defense: 22-Nov-2019
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FisioterapiaGrupoPacientes.pdf
  Until 2021-11-22
755.54 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons