Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27766
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2411-2387
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fisioterapia em grupo para pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico: caracterização de um projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Ferreira Primo, Anaysa
Caixeta, Débora Maria Pereira
Primeiro orientador: Hallal, Camilla Zamfolini
Primeiro coorientador: Dorasio, Ana Cláudia Pamplona
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença cada vez mais comum, visto que a expectativa de vida da população tem aumentado, assim como os fatores de risco relacionados ao AVE. A longo prazo, os pacientes acometidos dependem de cuidados assistenciais para atividades de vida diária, o que influencia na qualidade de vida e socialização. A fisioterapia em grupo tem se mostrado bastante promissora no processo de reabilitação destes pacientes, por proporcionar a prática de atividade física, além dos benefícios inerentes ao convívio social. O objetivo deste estudo foi caracterizar o protocolo de intervenção e o grupo de atendimento fisioterapêutico para pacientes com sequela de AVE (fase crônica), realizado na clínica de fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram coletados do banco de dados do Projeto de Extensão desde seu início (primeiro semestre de 2018) até o primeiro semestre de 2019. Foram coletadas informações relacionadas ao tipo de AVE; hemisfério acometido; número de indivíduos atendidos; freqüência e características dos exercícios. No período avaliado, participaram do Projeto de Extensão 18 indivíduos com sequela de AVE crônica (mais de 6 meses da lesão). O tipo de AVE mais comum foi o isquêmico (79% dos casos) e o hemisfério direito mais acometido (61% dos casos). Foram realizados alongamentos, fortalecimento para grandes grupos musculares, dinâmicas em grupo, atividades de dupla- tarefa, treino de equilíbrio e marcha com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e funcionalidade. As intervenções foram realizadas 2 vezes por semana com duração de 50 minutos cada atendimento. Nossos resultados mostraram as características de um Projeto de Extensão que visa melhorar a qualidade de vida, independência e interação social de pacientes com sequela de AVE por meio da fisioterapia em grupo. Ressaltamos a importância deste tipo de intervenção para esta população que muitas vezes não tem assistência fisioterapêutica, bem como a necessidade de estudos para definir protocolos de intervenção em grupo.
Palavras-chave: AVE
Qualidade de vida
Fisioterapia em grupo
Stroke
Physical therapy modalities
Quality of life
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA PRIMO, Anaysa; CAIXETA, Débora Maria Pereira. Fisioterapia em grupo para pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico: caracterização de um projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27766
Data de defesa: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FisioterapiaGrupoPacientes.pdf755.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons