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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27762
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A Educação Física no ensino noturno e o aluno trabalhador: como lidar? |
Título (s) alternativo (s): | Physical Education in night teaching and the working student: how to deal? |
Autor: | Pedroso, Antulho Rosa |
Primer orientador: | Gonçalves Neto, Wenceslau |
Resumen: | O sistema educacional brasileiro apresenta problemas similares tanto no ensino diurno quanto no noturno. Todavia, no ensino noturno ao que tudo indica as dificuldades são bem maiores. Apenas para exemplificar, no ensino noturno a escola recebe na sua maioria alunos que necessitam trabalhar para ajudar em casa. Esta fato inerente na sua grande parte ao ensino noturno já merece estudos. Assim sendo, buscou-se compreender como é a prática pedagógica - bem como conhecer as opiniões dos envolvidos no processo - da Educação Física no noturno considerando o aluno-trabalhador. Estabeleceu-se, assim, visitas às escolas com o objetivo de conhecer melhor a realidade via professores e alunos. Os dados foram colhidos através de questionários, de conversas informais e da observação do dia a dia do profissional. Foram escolhidas três escolas públicas da rede estadual na cidade de Uberlândia, M.G., para realizar a pesquisa, sendo uma escola central, uma escola intermediária e uma da periferia. As séries escolhidas para a coleta de dados foram as 5a séries, onde normalmente são iniciadas a prática da Educação Física. A análise dos dados colhidos sugere um desconhecimento por parte do profissional em Educação Física ao lidar com o aluno-trabalhador. O trabalho enquanto fenômeno humano não interfere na prática pedagógica deste profissional, tanto no planejamento geral, quanto no conteúdo ministrado, isto é, a ligação da escola com o mundo do trabalho do aluno não acontece. |
Abstract: | The brazilian educational system shouls similar problems in both noctumal and diumal tums. However, in the noctumal education these problems are much more complex and difficult to be solved. Noctumal schools receive students whose majority must work to help the home budget. Consequently, these students have less time and vigor to dedicate to the didactics activities than the diumal students. This work investigates the pedagogical practice of the physical education related to working-students of public noctumal schools. Three schools from the state network of Minas Gerais, Brazil, were choosen to be visited and observed, where informal surveys and questionaries were undertaken to verify the relationship between teachers and students. The results suggests lack of appropriate knoledge and refinement among teachers dealing with their working-students while proposing and planing general activities. The link between the school and work environment of these students does not take place. |
Palabras clave: | Educação Física Ensino noturno |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | PEDROSO, Antulho Rosa. A Educação Física no ensino noturno e o aluno trabalhador: como lidar? 1996. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1996.15 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.1996.15 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27762 |
Fecha de defensa: | 1996 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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