Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27762
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: A Educação Física no ensino noturno e o aluno trabalhador: como lidar?
Alternate title (s): Physical Education in night teaching and the working student: how to deal?
Author: Pedroso, Antulho Rosa
First Advisor: Gonçalves Neto, Wenceslau
Summary: O sistema educacional brasileiro apresenta problemas similares tanto no ensino diurno quanto no noturno. Todavia, no ensino noturno ao que tudo indica as dificuldades são bem maiores. Apenas para exemplificar, no ensino noturno a escola recebe na sua maioria alunos que necessitam trabalhar para ajudar em casa. Esta fato inerente na sua grande parte ao ensino noturno já merece estudos. Assim sendo, buscou-se compreender como é a prática pedagógica - bem como conhecer as opiniões dos envolvidos no processo - da Educação Física no noturno considerando o aluno-trabalhador. Estabeleceu-se, assim, visitas às escolas com o objetivo de conhecer melhor a realidade via professores e alunos. Os dados foram colhidos através de questionários, de conversas informais e da observação do dia a dia do profissional. Foram escolhidas três escolas públicas da rede estadual na cidade de Uberlândia, M.G., para realizar a pesquisa, sendo uma escola central, uma escola intermediária e uma da periferia. As séries escolhidas para a coleta de dados foram as 5a séries, onde normalmente são iniciadas a prática da Educação Física. A análise dos dados colhidos sugere um desconhecimento por parte do profissional em Educação Física ao lidar com o aluno-trabalhador. O trabalho enquanto fenômeno humano não interfere na prática pedagógica deste profissional, tanto no planejamento geral, quanto no conteúdo ministrado, isto é, a ligação da escola com o mundo do trabalho do aluno não acontece.
Abstract: The brazilian educational system shouls similar problems in both noctumal and diumal tums. However, in the noctumal education these problems are much more complex and difficult to be solved. Noctumal schools receive students whose majority must work to help the home budget. Consequently, these students have less time and vigor to dedicate to the didactics activities than the diumal students. This work investigates the pedagogical practice of the physical education related to working-students of public noctumal schools. Three schools from the state network of Minas Gerais, Brazil, were choosen to be visited and observed, where informal surveys and questionaries were undertaken to verify the relationship between teachers and students. The results suggests lack of appropriate knoledge and refinement among teachers dealing with their working-students while proposing and planing general activities. The link between the school and work environment of these students does not take place.
Keywords: Educação Física
Ensino noturno
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: PEDROSO, Antulho Rosa. A Educação Física no ensino noturno e o aluno trabalhador: como lidar? 1996. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1996.15
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1996.15
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27762
Date of defense: 1996
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoFísicaNoturno.pdf3.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons