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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A dinâmica pulsional na surdez congênita ou precoce: reflexões sobre língua materna e língua de sinais
Título (s) alternativo (s): The drive dynamics in congenital or early deafness: reflections on mother tongue and sign language
Autor: Vieira, Camila Campos Curcino
Primer orientador: Paravidini, João Luiz Leitão
Primer miembro de la banca: Neves, Anamaria Silva
Segundo miembro de la banca: Maliska, Maurício Eugênio
Resumen: Esta dissertação buscou compreender o papel língua materna na constituição psíquica do sujeito com surdez pertencente a uma família de ouvintes, apontando as especificidades da ausência de acesso à sonoridade e do uso da língua de sinais nos primeiros anos da criança. A construção das proposições foi decorrente do trabalho analítico com duas crianças com surdez e da elaboração de ensaio metapsicológico, os quais fizeram despontar os impasses decorrentes do encontro entre a língua oral e a língua de sinais e a singularidade da dinâmica pulsional entre os objetos voz e olhar na transferência. A língua materna foi tomada naquilo que se aproxima de lalangue, ou seja, ao sem sentido da língua e ao que escapa à representação. A língua de sinais ocupou duas posições nas sessões sendo a própria posição de lalangue ou sua elocubração, com efeitos de estranhamento e apaziguamento, respectivamente. Na ausência da sonoridade e na fragilidade do lugar simbólico ocupado pelo Outro primordial, o objeto olhar tornava-se uma presença insuportável ou assumia uma posição siderante, na qual o sujeito era capturado e não havia espaço para o questionamento do saber. Constatou-se que a língua de sinais, assim como a língua oral, assumiu o papel de embalar o objeto voz, quando utilizada por uma mãe ouvinte. Por fim, na análise dos sujeitos com surdez, o lugar do Outro como tesouro dos significantes encontrou demarcação quando a língua de sinais, diante do olhar materno, assumiu suas potencialidades simbólicas e de veículo para transmissão do desejo.
Abstract: This dissertation aimed at understanding the mother tongue role in the psychological constitution of the deaf subject inserted in a family of listeners, pointing out the particularities of the lack of access to sound and the use of sign language in the early years of childhood. Our propositions were based on the analytical work with two deaf children and the elaboration of a metapsychological essay. Questions arose due to the meeting of oral language and sign language to the singularity of the drive dynamics between the object voice and transfer. We understood mother tongue as close to lalangue, that is, what is meaninglessness of the language and what escapes representation. Sign language occupied two positions in the sessions, the lalangue position itself and its elocubration, with effects of estrangement and appeasement, respectively. In the absence of sonority and in the fragility of the symbolic place occupied by the primordial Other, the object gaze became an unbearable presence or assumed a puzzled position, in which the subject was captured and there was no room for questioning knowledge. Sign language, as well as oral language, assumed the role of wrapping the object voice when used by a listening mother. Regarding deaf subjects, the place of the Other as a treasure of signifiers found boundaries when the sign language, before the maternal gaze, assumed its symbolic and instrumental potentialities to transmit desire.
Palabras clave: Psicanálise
Surdez
Língua materna
Língua de sinais
Objetos pulsionais
Psychoanalysis
Deafness
Mother tongue
Sign language
Drive objects
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: VIEIRA, Camila Campos Curcino. A dinâmica pulsional na surdez congênita ou precoce: reflexões sobre língua materna e língua de sinais. 2019. 182 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1361.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1361
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27697
Fecha de defensa: 6-may-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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