Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27630
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0533-3288 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Abrindo as trancas: uma experiência de pesquisa, ensino e extensão entre o cárcere e a escola |
Autor: | Smaira, Rafael Lazzari |
Primer orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primer miembro de la banca: | Resende, Selmo Haroldo de |
Segundo miembro de la banca: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Resumen: | Este trabalho se trata de um alinhamento entre as perspectivas da pesquisa e do ensino no campo da História, aplicadas em um projeto de extensão. A partir de uma pesquisa desenvolvida em Unidades Prisionais foi construída uma exposição sobre o universo carcerário. O público-alvo são estudantes de Terceiro Ano do Ensino Médio, a exposição teve como metodologia de trabalho a construção de uma linha temporal de nuances relevantes sobre esse tema específico. Assim, o objetivo amplo desse estudo foi discutir com esses estudantes o tópico, registrando e reflexionando como ele é concebido, utilizando os elementos da docência e da pesquisa enquanto ferramenta de construção do conhecimento. Os resultados alcançados se deram durante a execução da atividade prática e principalmente posteriormente durante a escrita do texto. |
Abstract: | This paper is an alignment between the perspectives of research and teaching in the field of history, applied in an extension project. An exhibition about the prison universe was built based on a research developed in Prison Units. The target audience is third year high school students, the exhibition had as its work methodology the construction of a timeline of relevant nuances on this specific theme. Thus, the objective of this study was to discuss with these students the topic, recording and reflecting on how it is conceived, using the elements of teaching and research as a knowledge construction tool. The results achieved were during the execution of the practical activity and especially later during the writing of the text. |
Palabras clave: | Educação Sistema prisional Segurança pública História |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SMAIRA, Rafael Lazzari. Abrindo as trancas: uma experiência de pesquisa, ensino e extensão entre o cárcere e a escola. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27630 |
Fecha de defensa: | 5-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AbrindoTrancasExperiencia.pdf | 5.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons