Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27437
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias para determinação de proteínas baseadas em dispositivos de papel, dispositivos miniaturizados e impressão 3D
Autor(es): Fernandes, Gabriel Martins
Primeiro orientador: Batista, Alex Domingues
Primeiro membro da banca: Muñoz, Rodrigo Alejandro Abarza
Segundo membro da banca: Cardoso, Rafael Melo
Resumo: As proteínas são componentes muito importantes para a nutrição, elas desempenham algumas funções no corpo humano, por conta disso quando a concentração presente no organismo é baixa pode acarretar vários problemas. Para que isso não ocorra é necessário manter uma dieta balanceada ou fazer suplementação alimentar com produtos ricos em proteínas como por exemplo, o Whey Protein. Entretanto, esse produto não possui uma regulamentação rigorosa e por isso é um alvo frequente de fraldes envolvendo produtos para suplementação. Baseado nisso o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um método rápido, fácil e de baixo custo, para o controle de qualidade destes produtos. Com isso optou-se por desenvolver um fotômetro miniaturizado, utilizando componentes eletrônicos de baixo custo e que possibilitem a realização de medidas com baixa variação e sensibilidade adequada. Além do fotômetro miniaturizado foi feita uma proposta utilizando um smartphone e os recursos de uma impressora 3D para construção de uma plataforma que permita o acoplamento de uma fonte de radiação externa para a captura das imagens utilizando o smartphone. Foi desenvolvido um dispositivo analítico em papel para a realização de spot tests. Para a quantificação das proteínas foi utilizado o reagente CBB-R250 (Coomassie Brilliant Blue R 250) que interage através de interações eletrostáticas com a proteína, formando um produto de coloração azul. Esse método é conhecido por método de Bradford e tem como vantagem a utilização de pequenos volumes de reagente e possuir poucos interferentes, com isso, aplicando esse método com o fotômetro miniaturizado foi possível obter uma curva de calibração com um coeficiente de correlação linear R2 = 0,97083, com um limite de detecção igual a 0,033 g L-1 e um limite de quantificação de 0,1 g L- 1, com um coeficiente de variação de 12,2% e uma faixa linear de 0,1 a 5 g L-1. A amostra avaliada apresentou um erro relativo de 2,1% quando comparado com o valor presente no rótulo. A partir disso é possível concluir que o método pode ser aplicado para quantificação de proteínas e tem potencial de portabilidade pelo uso de uma bateria externa.
Palavras-chave: Fotomometria
Miniaturização
Impressão 3D
Photometry
Miniaturization
3D Printing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Gabriel Martins. Estratégias para determinação de proteínas baseadas em dispositivos de papel, dispositivos miniaturizados e impressão 3D. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27437
Data de defesa: 22-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategiasDeterminacaoProteinas.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.