Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Alfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucana |
Autor(es): | Miranda, Paula Kathryn de Oliveira |
Primeiro orientador: | Ferreira, Juliene Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Carlos Eduardo |
Segundo membro da banca: | Jacques, Kelly Aparecida Silva |
Resumo: | A educação financeira é essencial para uma boa qualidade de vida de um indivíduo, ela está presente no dia a dia das pessoas, auxiliando na gestão consciente do dinheiro. Apesar de sua importância, os níveis de educação financeira são baixos em todo o mundo. A presente pesquisa buscou analisar, o nível de alfabetização financeira das mulheres tijucanas, e se este tem relação com as variáveis demográficas e socioeconômicas. A amostra consiste em 382 mulheres residentes em Ituiutaba-MG, e a análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Utilizando como indicador de nível de alfabetização financeira os três construtos proposto pela OECD - Organization for Economic Co-operation and Development / International Network on Financial Education: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Foram estimados modelos logit e probit com as seguintes variáveis explicativas: estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, renda. Os resultados obtidos, afirmam que grande parte das mulheres tijucanas, podem ser consideradas como detentoras de alto nível de conhecimento financeiro. Entretanto, as variáveis, estado civil, dependentes, nível de escolaridade e renda, possuem influência sobre os níveis de alfabetização financeira feminina. Resumidamente, pode-se dizer que as mulheres mais propensas a pertencer ao grupo com baixos níveis financeiros, são as mulheres com dependentes, com baixo nível de escolaridade e de renda. Diante deste contexto, devem ser desenvolvidas ações que visem melhorar a alfabetização financeira feminina, focando nos grupos demográficos que apresentam maiores deficiências. |
Palavras-chave: | Alfabetização financeira Mulheres Comportamento Financeiro |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MIRANDA, Paula Kathryn de Oliveira; FERREIRA, Juliene Barbosa. Alfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucana. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428 |
Data de defesa: | 27-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlfabetizaçãoFinanceiraPerspectiva.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.