Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Alfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucana
Autor: Miranda, Paula Kathryn de Oliveira
Primer orientador: Ferreira, Juliene Barbosa
Primer miembro de la banca: Oliveira, Carlos Eduardo
Segundo miembro de la banca: Jacques, Kelly Aparecida Silva
Resumen: A educação financeira é essencial para uma boa qualidade de vida de um indivíduo, ela está presente no dia a dia das pessoas, auxiliando na gestão consciente do dinheiro. Apesar de sua importância, os níveis de educação financeira são baixos em todo o mundo. A presente pesquisa buscou analisar, o nível de alfabetização financeira das mulheres tijucanas, e se este tem relação com as variáveis demográficas e socioeconômicas. A amostra consiste em 382 mulheres residentes em Ituiutaba-MG, e a análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Utilizando como indicador de nível de alfabetização financeira os três construtos proposto pela OECD - Organization for Economic Co-operation and Development / International Network on Financial Education: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Foram estimados modelos logit e probit com as seguintes variáveis explicativas: estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, renda. Os resultados obtidos, afirmam que grande parte das mulheres tijucanas, podem ser consideradas como detentoras de alto nível de conhecimento financeiro. Entretanto, as variáveis, estado civil, dependentes, nível de escolaridade e renda, possuem influência sobre os níveis de alfabetização financeira feminina. Resumidamente, pode-se dizer que as mulheres mais propensas a pertencer ao grupo com baixos níveis financeiros, são as mulheres com dependentes, com baixo nível de escolaridade e de renda. Diante deste contexto, devem ser desenvolvidas ações que visem melhorar a alfabetização financeira feminina, focando nos grupos demográficos que apresentam maiores deficiências.
Palabras clave: Alfabetização financeira
Mulheres
Comportamento Financeiro
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MIRANDA, Paula Kathryn de Oliveira; FERREIRA, Juliene Barbosa. Alfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucana. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428
Fecha de defensa: 27-jun-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlfabetizaçãoFinanceiraPerspectiva.pdf1.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.