Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Paula Kathryn de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-11-25T17:13:48Z-
dc.date.available2019-11-25T17:13:48Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationMIRANDA, Paula Kathryn de Oliveira; FERREIRA, Juliene Barbosa. Alfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucana. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27428-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectComportamento Financeiropt_BR
dc.titleAlfabetização financeira sob a perspectiva da mulher tijucanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Juliene Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9763299909162383pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570pt_BR
dc.contributor.referee2Jacques, Kelly Aparecida Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117222157895192pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é essencial para uma boa qualidade de vida de um indivíduo, ela está presente no dia a dia das pessoas, auxiliando na gestão consciente do dinheiro. Apesar de sua importância, os níveis de educação financeira são baixos em todo o mundo. A presente pesquisa buscou analisar, o nível de alfabetização financeira das mulheres tijucanas, e se este tem relação com as variáveis demográficas e socioeconômicas. A amostra consiste em 382 mulheres residentes em Ituiutaba-MG, e a análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Utilizando como indicador de nível de alfabetização financeira os três construtos proposto pela OECD - Organization for Economic Co-operation and Development / International Network on Financial Education: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Foram estimados modelos logit e probit com as seguintes variáveis explicativas: estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, renda. Os resultados obtidos, afirmam que grande parte das mulheres tijucanas, podem ser consideradas como detentoras de alto nível de conhecimento financeiro. Entretanto, as variáveis, estado civil, dependentes, nível de escolaridade e renda, possuem influência sobre os níveis de alfabetização financeira feminina. Resumidamente, pode-se dizer que as mulheres mais propensas a pertencer ao grupo com baixos níveis financeiros, são as mulheres com dependentes, com baixo nível de escolaridade e de renda. Diante deste contexto, devem ser desenvolvidas ações que visem melhorar a alfabetização financeira feminina, focando nos grupos demográficos que apresentam maiores deficiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlfabetizaçãoFinanceiraPerspectiva.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.