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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27297
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8798-7965 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A morte na poesia de Jorge Wanderley: lírica e formas autobiográficas |
Título(s) alternativo(s): | The death in poetry Jorge Wanderley: Lyrical en autobriográphical forms |
Autor(es): | Nascimento, Jorcilene Alves do |
Primeiro orientador: | Cintra, Elaine Cristina |
Primeiro membro da banca: | Gens Filho, Armando Ferreira |
Segundo membro da banca: | Araújo, Joana Luiza Muylaert de |
Resumo: | Entre os poetas dos anos de 1960 e 1990, Jorge Wanderley se tornou um nome esquecido, sendo lembrado apenas por suas traduções, textos críticos e pela carreira de professor de Literatura. No entanto, este pernambucano teve mais de sete obras poéticas publicadas e uma antologia póstuma organizada pela esposa, Márcia Wanderley. Apesar da produção poética consistente, seus poemas receberam apenas leituras críticas rápidas, o que aponta para a carência de olhares mais detidos. Esta pesquisa, então, aposta em uma leitura mais longa desse versejador. Para tal, percebeu-se nas obras líricas do poeta a presença de um tema recorrente: a morte. Este fato se torna ainda mais peculiar ao ler a biografia do poeta, pois, como Manuel Bandeira, Wanderley tinha conhecimento desde cedo de um problema cardíaco sério, e viveu com essa informação até o segundo e último infarto em 1999. A pesquisa apontou para o fato de que é possível estabelecer uma relação entre o tema da morte presente em sua poesia com este dado de sua vida. Ademais, além da inserção de outros dados da biografia do poeta, materializa-se na poesia de Wanderley a reiteração desse assunto em formas autobiográficas. Isto porque em sua obra encontramos epitáfios, testamentos e inventários, o que nos levou a selecioná-los como o corpus do trabalho. Dessa maneira, a proposta foi tratar as questões autobiográficas na lírica, tomando as apropriações formais ligadas à morte na poética de Wanderley para entender como os dados autobiográficos, presentes de maneira ambígua, compõem uma ficcionalização do eu lírico. Nesse viés, esta pesquisa aproxima, de certa forma, o eu empírico do eu lírico nos poemas selecionados e, para essa tarefa, nos pautamos nos estudos sobre a autobiografia na lírica, principalmente os de Dominique Combe (2009) e os Paul De Man (2012). Isto se deu com o intuito de compreender a presença desses dois elementos nos textos, ao entender a autobiografia na lírica como uma possibilidade de leitura que não exclui o autor, mas que mantém uma relação ambígua e limiar entre ficção e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é analisar como tais formas poéticas constroem a representação do sujeito lírico e quais significados a morte assume em consonância com as teorias existentes sobre autobiografia e lírica. |
Abstract: | Jorge Wanderley is a forgotten name among the poets of the 1960s and 1990s. He is remembered only for translations, critical texts and his career as Literature professor. However, he, who was born in Pernambuco, Brazil, had more than seven poetic books published and a posthumous anthology organized by his wife, Márcia Wanderley. Despite consistent poetic production, his poems received only brief critical readings, which points to the lack of a deeper analysis. Therefore, this reasearch aims to offer an in-depth reading of the poet’s work. A recurrent theme was noticed in Wanderley’s lyrical production: death. It becomes even more peculiar in the poet's biography. Just like Manuel Bandeira, Wanderley knew very early that he had a serious heart problem and lived with it until his second and last heart attack in 1999. The research showed that it is possible to associate the death theme in his poetry to his heart condition. Besides other biographical data, Wanderley’s poetry confirms this theme in autobiographical forms. In his work, epitaphs, wills and inventories were found and selected as a corpus for this research. The proposal was to analyse autobiographical issues in his lyrical work using formal appropriations related to death in Wanderley's poetry to understand how the ambiguous autobiographical data make up a fictionalization of his lyrical self. To a certain extent, this research brings the empirical self closer to the lyrical self in the selected poems. This work was based on the studies on autobiography in poetry, mainly of Dominique Combe (2009) and Paul De Man (2012). This was done in order to understand the presence of these two elements in the texts, by considering the autobiographical aspect of the poetry as a possible reading that does not exclude the author but maintains an ambiguous relationship and threshold between fiction and reality. In this sense, the purpose of this dissertation is to analyze how such poetic forms build the representation of the lyrical self and which meanings death assumes according to the existing theories on autobiography and poetry. |
Palavras-chave: | Poesia brasileira contemporânea; Jorge Wanderley Formas autobiográficas Eu lírico Morte Contemporary Brazilian poetry Death Lyrical self Autobiographical forms |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | NASCIMENTO, Jorcilene Alves do. A morte na poesia de Jorge Wanderley: lírica e formas autobiográficas. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2196 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27297 |
Data de defesa: | 28-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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