Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
Autor(es): | Procopio, Tharles Vilela |
Primeiro orientador: | Marim, Vlademir |
Primeiro membro da banca: | Arlindo, José de Souza Júnior |
Segundo membro da banca: | Cristiane, Coppe de Oliveira |
Resumo: | Esse estudo objetivou analisar as convergências e divergências no contexto sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. Refletimos a importância da universidade na formação docente para a melhoria da qualidade da educação e as propostas de ensino, voltadas para a formação dos futuros docentes; analisar as leis que regulamentam e regem o sistema de ensino e a compreensão e seleção dos dados sociopolítico e educativo dos países envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa bibliografia como a metodologia comparada como foco da pesquisa que nos leva as fases de desenvolvimento: Descritiva, Interpretativa, Justaposição, Comparativa. Assim podemos usar a comparação como uma arma estratégica em nossa vida e como uma forma de raciocínio intelectual para os acontecimentos cotidianos. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da formação inicial dos profissionais da educação, destacando as propostas, projetos e leis que normatizam o processo de ensino, apontando a necessidade de formar docentes com competências e habilidades, que proporcione a qualidade do ensino e aprendizagem. No estudo realizado, ficou evidente a necessidade de um olhar crítico e propostas eficazes para a consolidação da qualidade do ensino e da formação inicial dos professores, que são os protagonistas, juntamente com os alunos de todo o processo de ensino e aprendizagem |
Palavras-chave: | Formação inicial Internacionalização Ensino de Matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273 |
Data de defesa: | 11-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConvergênciasDivergênciasContexto.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.