Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
| Autor: | Procopio, Tharles Vilela |
| Primer orientador: | Marim, Vlademir |
| Primer miembro de la banca: | Arlindo, José de Souza Júnior |
| Segundo miembro de la banca: | Cristiane, Coppe de Oliveira |
| Resumen: | Esse estudo objetivou analisar as convergências e divergências no contexto sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. Refletimos a importância da universidade na formação docente para a melhoria da qualidade da educação e as propostas de ensino, voltadas para a formação dos futuros docentes; analisar as leis que regulamentam e regem o sistema de ensino e a compreensão e seleção dos dados sociopolítico e educativo dos países envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa bibliografia como a metodologia comparada como foco da pesquisa que nos leva as fases de desenvolvimento: Descritiva, Interpretativa, Justaposição, Comparativa. Assim podemos usar a comparação como uma arma estratégica em nossa vida e como uma forma de raciocínio intelectual para os acontecimentos cotidianos. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da formação inicial dos profissionais da educação, destacando as propostas, projetos e leis que normatizam o processo de ensino, apontando a necessidade de formar docentes com competências e habilidades, que proporcione a qualidade do ensino e aprendizagem. No estudo realizado, ficou evidente a necessidade de um olhar crítico e propostas eficazes para a consolidação da qualidade do ensino e da formação inicial dos professores, que são os protagonistas, juntamente com os alunos de todo o processo de ensino e aprendizagem |
| Palabras clave: | Formação inicial Internacionalização Ensino de Matemática |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273 |
| Fecha de defensa: | 11-jul-2019 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConvergênciasDivergênciasContexto.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
