Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
Alternate title (s): The understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to education
Author: Silva, Sarita Medina da
First Advisor: Silva, Jefferson Ildefonso da
Summary: Este trabalho objetiva explicitar que a Pedagogia, desde suas origens constitui-se em bases antropológicas e epistemológicas que evidenciam um projeto de homem e sua relação com o conhecimento, tendo, portanto, como pressuposto que o processo educativo é uma produção histórica e social determinada pelas condições de produção da sociedade. Para tanto, recupera-se o percurso do pensamento pedagógico através do estudo de representantes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, identificando em suas propostas a visão de homem e de conhecimento que a educação produziu. Nesse sentido caracterizam-se as bases fundamentais da Pedagogia, mostrando-se que elas se constróem historicamente traduzindo sempre um projeto educativo determinado pela estrutura social. Finalmente, apontam-se algumas perspectivas que possibilitam à Pedagogia responder ao novo projeto de homem que emerge das contradições sociais do contexto atual.
Abstract: This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.
Keywords: Pedagogia
Prática educativa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
Date of defense: 1997
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreensãoHomemProdução.pdf8.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons