Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Sarita Medina da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T13:43:42Z | - |
dc.date.available | 2019-10-23T13:43:42Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229 | - |
dc.description.abstract | This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.title | A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação | pt_BR |
dc.title.alternative | The understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jefferson Ildefonso da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3930570243995584 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6845054506702439 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva explicitar que a Pedagogia, desde suas origens constitui-se em bases antropológicas e epistemológicas que evidenciam um projeto de homem e sua relação com o conhecimento, tendo, portanto, como pressuposto que o processo educativo é uma produção histórica e social determinada pelas condições de produção da sociedade. Para tanto, recupera-se o percurso do pensamento pedagógico através do estudo de representantes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, identificando em suas propostas a visão de homem e de conhecimento que a educação produziu. Nesse sentido caracterizam-se as bases fundamentais da Pedagogia, mostrando-se que elas se constróem historicamente traduzindo sempre um projeto educativo determinado pela estrutura social. Finalmente, apontam-se algumas perspectivas que possibilitam à Pedagogia responder ao novo projeto de homem que emerge das contradições sociais do contexto atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 150 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753319 | - |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CompreensãoHomemProdução.pdf | 8.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License