Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sarita Medina da-
dc.date.accessioned2019-10-23T13:43:42Z-
dc.date.available2019-10-23T13:43:42Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationSILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229-
dc.description.abstractThis work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleA compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Ildefonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930570243995584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6845054506702439pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva explicitar que a Pedagogia, desde suas origens constitui-se em bases antropológicas e epistemológicas que evidenciam um projeto de homem e sua relação com o conhecimento, tendo, portanto, como pressuposto que o processo educativo é uma produção histórica e social determinada pelas condições de produção da sociedade. Para tanto, recupera-se o percurso do pensamento pedagógico através do estudo de representantes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, identificando em suas propostas a visão de homem e de conhecimento que a educação produziu. Nesse sentido caracterizam-se as bases fundamentais da Pedagogia, mostrando-se que elas se constróem historicamente traduzindo sempre um projeto educativo determinado pela estrutura social. Finalmente, apontam-se algumas perspectivas que possibilitam à Pedagogia responder ao novo projeto de homem que emerge das contradições sociais do contexto atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6pt_BR
dc.orcid.putcode81753319-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreensãoHomemProdução.pdf8.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons