Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27111
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Formação contínua de professores de Matemática em aproximação com a teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Continuous formation of mathematics teachers in approach with the historical-cultural theory
Autor(es): Cajuella, Silene Rodolfo
Primeiro orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primeiro membro da banca: Longarezi, Andrea Maturano
Segundo membro da banca: Cedro, Wellington LIMA
Resumo: Com a presente pesquisa pretendeu-se, principalmente, descrever e analisar, mediante o referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, as influências, contribuições e os desafios de se ter este referencial teórico embasando a organização pedagógica e didática do ensino, manifestados por um grupo de professores de Matemática ao participarem de um processo de formação contínua. O problema que norteou esta pesquisa foi: “Que influências, contribuições e desafios um processo de formação contínua que promove a aproximação teórica de um grupo de professores de Matemática com a THC, pode trazer para a organização pedagógica e didática do ensino?”. A fim de ser coerente com a teoria que respalda este trabalho, o método histórico e dialético foi utilizado visando realizar uma análise do processo de formação e das possíveis implicações, contribuições e desafios trazidos pelo mesmo para os participantes. Com o intuito de apreender o movimento e o desenvolvimento desse processo de formação na sua totalidade, explicitar as relações essenciais que constituem o fenômeno e evidenciar as contradições dele, foram adotados como procedimentos investigativos Questionários, Observações, audiogravações e uma Sessão Reflexiva. Pelas análises realizadas, percebeu-se que o processo trouxe como contribuição a conscientização dos docentes quanto a necessidade de aprofundamento teórico e ao papel político da sua atividade laboral. A aproximação com o referencial teórico chama a atenção para a necessidade de se pensar nos conteúdos como instrumentos que operacionalizam o desenvolvimento humano dos alunos e não como fim em si mesmos. Como implicações e desafios, o referencial traz a necessidade do trabalho coletivo, da busca por uma teoria do conhecimento, uma epistemologia e uma metodologia que permita pesquisar o ensino da Matemática, a produção do conhecimento matemático e as formas de apropriação desse conhecimento.
Abstract: This study, mainly, described and analyzed Cultural-historical theories implications, contributions and challenges in pedagogical and didactic organization of Mathematics teaching practices on continuing education. Based on problem: “What are continuing education influences, contributions and challenges, that join Mathematics and Cultural-historical theories, for pedagogical and didactic teaching organization?”. Cultural-historical theories agreed with historical and dialectic method applied on process of formation analysis and possible implications, contributions and challenges shared by educators. Procedures adopted, with intention to apprehend movement and process of educational development, as well as, highlight essential relations and contradictions, were Questionnaires, Observations, Audio recordings and Feedback Session. Continuing education presented to educators theoretical aims that promote human development by social relations and resulted in conscience development as human beings and professionals; also, brought development changes on pedagogical and didactic teaching organization. Continuing education contributed to educators awareness of theoretical deepening necessity and strengthen politician character of teaching. Culturalhistorical theories as theoretical framework called attention to necessity to considering contents as instruments of pupils human development and not as end in itself. Thus, pupils theoretical thought development is necessary to achieve this goal; as well as search men life and social relations historical materiality contents; and consider uncertainties, difficulties, contradictions as important elements in apprehension, interpretation and interference process of reality. Activity Theory is the methodology applied in teaching planning. Methodology and theoretical framework agreed, as a result, brought implications, challenges, need of collective work, searched to knowledge theory and epistemology that allowed research in Mathematic teaching, mathematical knowledge production and ways of knowledge appropriation.
Palavras-chave: Formação contínua
Referencial teórico
Organização do ensino
Continuing education
Theoretical framework
Teaching organization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CAJUELLA, Silene Rodolfo. Formação contínua de professores de Matemática em aproximação com a teoria histórico-cultural. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2343.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2343
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27111
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormaçãoContínuaProfessores.pdf676.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.