Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCajuella, Silene Rodolfo-
dc.date.accessioned2019-10-07T19:58:12Z-
dc.date.available2019-10-07T19:58:12Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationCAJUELLA, Silene Rodolfo. Formação contínua de professores de Matemática em aproximação com a teoria histórico-cultural. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2343.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27111-
dc.description.abstractThis study, mainly, described and analyzed Cultural-historical theories implications, contributions and challenges in pedagogical and didactic organization of Mathematics teaching practices on continuing education. Based on problem: “What are continuing education influences, contributions and challenges, that join Mathematics and Cultural-historical theories, for pedagogical and didactic teaching organization?”. Cultural-historical theories agreed with historical and dialectic method applied on process of formation analysis and possible implications, contributions and challenges shared by educators. Procedures adopted, with intention to apprehend movement and process of educational development, as well as, highlight essential relations and contradictions, were Questionnaires, Observations, Audio recordings and Feedback Session. Continuing education presented to educators theoretical aims that promote human development by social relations and resulted in conscience development as human beings and professionals; also, brought development changes on pedagogical and didactic teaching organization. Continuing education contributed to educators awareness of theoretical deepening necessity and strengthen politician character of teaching. Culturalhistorical theories as theoretical framework called attention to necessity to considering contents as instruments of pupils human development and not as end in itself. Thus, pupils theoretical thought development is necessary to achieve this goal; as well as search men life and social relations historical materiality contents; and consider uncertainties, difficulties, contradictions as important elements in apprehension, interpretation and interference process of reality. Activity Theory is the methodology applied in teaching planning. Methodology and theoretical framework agreed, as a result, brought implications, challenges, need of collective work, searched to knowledge theory and epistemology that allowed research in Mathematic teaching, mathematical knowledge production and ways of knowledge appropriation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação contínuapt_BR
dc.subjectReferencial teóricopt_BR
dc.subjectOrganização do ensinopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTheoretical frameworkpt_BR
dc.subjectTeaching organizationpt_BR
dc.titleFormação contínua de professores de Matemática em aproximação com a teoria histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeContinuous formation of mathematics teachers in approach with the historical-cultural theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.referee1Longarezi, Andrea Maturano-
dc.contributor.referee2Cedro, Wellington LIMA-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4300731J3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCom a presente pesquisa pretendeu-se, principalmente, descrever e analisar, mediante o referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, as influências, contribuições e os desafios de se ter este referencial teórico embasando a organização pedagógica e didática do ensino, manifestados por um grupo de professores de Matemática ao participarem de um processo de formação contínua. O problema que norteou esta pesquisa foi: “Que influências, contribuições e desafios um processo de formação contínua que promove a aproximação teórica de um grupo de professores de Matemática com a THC, pode trazer para a organização pedagógica e didática do ensino?”. A fim de ser coerente com a teoria que respalda este trabalho, o método histórico e dialético foi utilizado visando realizar uma análise do processo de formação e das possíveis implicações, contribuições e desafios trazidos pelo mesmo para os participantes. Com o intuito de apreender o movimento e o desenvolvimento desse processo de formação na sua totalidade, explicitar as relações essenciais que constituem o fenômeno e evidenciar as contradições dele, foram adotados como procedimentos investigativos Questionários, Observações, audiogravações e uma Sessão Reflexiva. Pelas análises realizadas, percebeu-se que o processo trouxe como contribuição a conscientização dos docentes quanto a necessidade de aprofundamento teórico e ao papel político da sua atividade laboral. A aproximação com o referencial teórico chama a atenção para a necessidade de se pensar nos conteúdos como instrumentos que operacionalizam o desenvolvimento humano dos alunos e não como fim em si mesmos. Como implicações e desafios, o referencial traz a necessidade do trabalho coletivo, da busca por uma teoria do conhecimento, uma epistemologia e uma metodologia que permita pesquisar o ensino da Matemática, a produção do conhecimento matemático e as formas de apropriação desse conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2343pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoContínuaProfessores.pdf676.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.