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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27064| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0240-7640 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Educação Ambiental na Educação Infantil: a percepção dos professores da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Patrimônio, em Uberlândia – MG no ano de 2017. de Educação Infantil, em Uberlândia-MG, no ano de 2017. |
| Autor: | Diniz, Kamilla Soares |
| Primer orientador: | Soares, Ângela Maria |
| Primer coorientador: | Duarte, Joseane Aparecida |
| Primer miembro de la banca: | Pereira, Boscolli Barbosa |
| Segundo miembro de la banca: | Figueiredo, Vânia Santos |
| Resumen: | Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, na qual aborda as várias percepções que os professores possuem sobre o ensino da Educação Ambiental para alunos de 0 a 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Patrimônio, de Uberlândia – Minas Gerais. A problemática central é elencar os aspectos positivos e negativos das práticas de ensino e formação destes profissionais, de forma que sirva como diagnóstico para melhorar a rotina de trabalho no âmbito da Educação Ambiental. O objetivo geral é avaliar a percepção dos professores de Educação Infantil sobre o exercício do ensino de Educação Ambiental para alunos de 0 a 5 anos. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o professor da Educação Infantil; b) identificar a percepção que os professores da Educação Infantil possuem sobre a temática Educação Ambiental; c) verificar os recursos que esses professores possuem para o ensino da Educação Ambiental. Os métodos utilizados foram: pesquisa teórica sobre a Educação Ambiental na Educação Básica e pesquisa de campo no EMEI para aplicação de entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que é importante conhecer a real condição de trabalho durante o exercício do ensino da Educação Ambiental na Educação Básica para os alunos de 0 a 5 anos, para buscar melhores condições de trabalho, ensino e capacitação para os profissionais da educação que abordem a Educação Ambiental, para a formação de alunos cidadãos conscientes ambientalmente, que vão contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, de forma a melhorar a qualidade de vida no presente e a garantir um planeta melhor para o futuro. |
| Palabras clave: | Educação ambiental Educação infantil |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | DINIZ, Kamilla Soares. Educação ambiental na educação infantil: a percepção dos professores da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Patrimônio, em Uberlândia – MG no ano de 2017. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27064 |
| Fecha de defensa: | 6-sep-2019 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Gestão em Saúde Ambiental |
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