Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27064
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0240-7640
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação Ambiental na Educação Infantil: a percepção dos professores da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Patrimônio, em Uberlândia – MG no ano de 2017. de Educação Infantil, em Uberlândia-MG, no ano de 2017.
Author: Diniz, Kamilla Soares
First Advisor: Soares, Ângela Maria
First coorientator: Duarte, Joseane Aparecida
First member of the Committee: Pereira, Boscolli Barbosa
Second member of the Committee: Figueiredo, Vânia Santos
Summary: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, na qual aborda as várias percepções que os professores possuem sobre o ensino da Educação Ambiental para alunos de 0 a 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Patrimônio, de Uberlândia – Minas Gerais. A problemática central é elencar os aspectos positivos e negativos das práticas de ensino e formação destes profissionais, de forma que sirva como diagnóstico para melhorar a rotina de trabalho no âmbito da Educação Ambiental. O objetivo geral é avaliar a percepção dos professores de Educação Infantil sobre o exercício do ensino de Educação Ambiental para alunos de 0 a 5 anos. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o professor da Educação Infantil; b) identificar a percepção que os professores da Educação Infantil possuem sobre a temática Educação Ambiental; c) verificar os recursos que esses professores possuem para o ensino da Educação Ambiental. Os métodos utilizados foram: pesquisa teórica sobre a Educação Ambiental na Educação Básica e pesquisa de campo no EMEI para aplicação de entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que é importante conhecer a real condição de trabalho durante o exercício do ensino da Educação Ambiental na Educação Básica para os alunos de 0 a 5 anos, para buscar melhores condições de trabalho, ensino e capacitação para os profissionais da educação que abordem a Educação Ambiental, para a formação de alunos cidadãos conscientes ambientalmente, que vão contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, de forma a melhorar a qualidade de vida no presente e a garantir um planeta melhor para o futuro.
Keywords: Educação ambiental
Educação infantil
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DINIZ, Kamilla Soares. Educação ambiental na educação infantil: a percepção dos professores da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Patrimônio, em Uberlândia – MG no ano de 2017. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27064
Date of defense: 6-Sep-2019
Appears in Collections:TCC - Gestão em Saúde Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalEducação.pdf599.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons