Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27024
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8130-3665 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Potencializando o interesse dos novos alunos, nativos digitais, nos cursos de engenharia de computação e afins, através de um processo ativo de evolução das habilidades e competências já existentes em vez de um processo de reconstrução |
Título(s) alternativo(s): | Potentializing the interest of new students, digital natives, in computer engineering courses and the like, through an active process of evolving existing skills and competences instead of a reconstruction process |
Autor(es): | Ferreira, Divino Rosa da Silva |
Primeiro orientador: | Lima, Luciano Vieira |
Primeiro membro da banca: | Yamanaka, Keiji |
Segundo membro da banca: | Silva, Carlos Alberto Lopes |
Terceiro membro da banca: | Lima, Luciano Vieira |
Resumo: | A diferença entre o que se deseja e o que se encontra ao ingressar em um curso de engenharia faz com que os novos alunos tenham uma desmotivação precoce com o curso. O presente trabalho apresenta uma metodologia que mantem o aluno em seu mundo digital não o afastando de seu dispositivo móvel (celular), mas sim fazendo dele uma ferramenta para o aprendizado. Através de práticas em laboratório o aluno passa a ter desde o inicio do curso o resultado real do que lhe é ensinado. Com isso o aluno mantem o estímulo e se interessa por cada nova experiência apresentada no decorrer da disciplina. Ao final do período o aluno já é capaz de desenvolver projetos úteis de aplicação residencial e/ou comercial. O que se espera de um aluno de engenharia é que ele seja ao final do curso um engenheiro. A proposta do trabalho é torna-lo engenheiro desde seu ingresso. |
Abstract: | The difference between what is desired and what is to join an engineering course makes new students have an early demotivation with the course. This paper presents a methodology that keeps the student in your digital world not away from your mobile device (cell phone), but making it a tool for learning. Through hands-on lab the student is replaced since the beginning of the course the real result of what you and taught. Thus the student keeps the stimulus and interest in each new experience presented during the course. At the end of the period the student is already able to develop useful projects of residential and / or commercial application. What is expected of a student of engineering is that it is the end of the course an engineer. The proposed work is to engineer it from your ticket. |
Palavras-chave: | Desmotivação precoce Early demotivation Metodologia Methodology Aprendizado Learning Estimulo Stimulus Engenharia elétrica Electrical engineering |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | FERREIRA, Divino Rosa da Silva. Potencializando o interesse dos novos alunos, nativos digitais, nos cursos de engenharia de computação e afins, através de um processo ativo de evolução das habilidades e competências já existentes em vez de um processo de reconstrução. 2016. 347 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2211. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2211 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27024 |
Data de defesa: | 7-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PotencializandoInteresseNovos.pdf | 9.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.