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dc.creatorFerreira, Divino Rosa da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-20T19:13:01Z-
dc.date.available2019-09-20T19:13:01Z-
dc.date.issued2016-10-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Divino Rosa da Silva. Potencializando o interesse dos novos alunos, nativos digitais, nos cursos de engenharia de computação e afins, através de um processo ativo de evolução das habilidades e competências já existentes em vez de um processo de reconstrução. 2016. 347 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2211.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27024-
dc.description.abstractThe difference between what is desired and what is to join an engineering course makes new students have an early demotivation with the course. This paper presents a methodology that keeps the student in your digital world not away from your mobile device (cell phone), but making it a tool for learning. Through hands-on lab the student is replaced since the beginning of the course the real result of what you and taught. Thus the student keeps the stimulus and interest in each new experience presented during the course. At the end of the period the student is already able to develop useful projects of residential and / or commercial application. What is expected of a student of engineering is that it is the end of the course an engineer. The proposed work is to engineer it from your ticket.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesmotivação precocept_BR
dc.subjectEarly demotivationpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEstimulopt_BR
dc.subjectStimuluspt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectElectrical engineeringpt_BR
dc.titlePotencializando o interesse dos novos alunos, nativos digitais, nos cursos de engenharia de computação e afins, através de um processo ativo de evolução das habilidades e competências já existentes em vez de um processo de reconstruçãopt_BR
dc.title.alternativePotentializing the interest of new students, digital natives, in computer engineering courses and the like, through an active process of evolving existing skills and competences instead of a reconstruction processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147306444287969pt_BR
dc.contributor.referee1Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9893612181758615pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Alberto Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792257848930246pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147306444287969pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3379661724746384pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA diferença entre o que se deseja e o que se encontra ao ingressar em um curso de engenharia faz com que os novos alunos tenham uma desmotivação precoce com o curso. O presente trabalho apresenta uma metodologia que mantem o aluno em seu mundo digital não o afastando de seu dispositivo móvel (celular), mas sim fazendo dele uma ferramenta para o aprendizado. Através de práticas em laboratório o aluno passa a ter desde o inicio do curso o resultado real do que lhe é ensinado. Com isso o aluno mantem o estímulo e se interessa por cada nova experiência apresentada no decorrer da disciplina. Ao final do período o aluno já é capaz de desenvolver projetos úteis de aplicação residencial e/ou comercial. O que se espera de um aluno de engenharia é que ele seja ao final do curso um engenheiro. A proposta do trabalho é torna-lo engenheiro desde seu ingresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration347pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2211pt_BR
dc.orcid.putcode61928853-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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