Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26977
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4115-1860
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia: uma comparação com as demandas para vagas de estágio no mercado de trabalho local
Autor: Pereira, Monike Stéfani Dias
Primer orientador: Araujo, Camila de
Primer miembro de la banca: Giarola, Eduardo
Segundo miembro de la banca: Takimura, Miriam Tiemi
Resumen: Desde a formalização do curso de bacharelado em Administração no Brasil são feitos questionamentos quanto ao currículo e a formação dos egressos do curso. O curso, conforme revisão da literatura, desde sempre teve como finalidade atender a necessidades empresariais. Dessa forma, no intuito de verificar se as diretrizes mínimas quanto a competências e habilidades do administrador que a universidade tem o papel de formar, estão sendo cumpridas e também contribuir para os questionamentos acerca do administrador enquanto agente de mudança e transformação da realidade local, este trabalho buscou realizar uma comparação do conteúdo formativo proposto no projeto pedagógico do curso de Administração da UFU frente às solicitações para vagas de estágio do mercado de trabalho privado e local. Para atingir tal resultado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental para comparar a proposta do projeto pedagógico com as vagas de estágio oferecidas aos alunos. Verificou-se que a formação do bacharel em Administração formado pela UFU apresenta caráter generalista e abrangente, tal como solicitado pelas diretrizes nacionais, para o discente conseguir atuar em diferentes tipos de organizações somente aplicando o saber administrativo. Por outro lado, também foi possível constatar que muitas organizações exigem o conhecimento de ferramentas especificas para desempenho pleno de sua função, e tal conhecimento fica cargo de formações complementares.
Abstract: Since the formalization of the bachelor degree in Business Administration in Brazil, questions have been asked about the curriculum and the graduation of the graduates of the course. The course, according to literature review, has always aimed to meet business needs. Then, in order to verify if the minimum guidelines regarding the competences and skills of the administrator that the university has the role of forming are being fulfilled and also contribute to the questions about the administrator as an agent of change and transformation of the local reality, this paper aimed to compare the training content proposed in the pedagogical project of the UFU Business Administration course against the requests for internship vacancies in the private and local job market. To achieve this result, a bibliographic and documentary research was developed to compare the pedagogical project proposal with the internship vacancies offered to the students. It was found that the bachelor's degree in Business Administration graduated by UFU has a generalist and comprehensive character, as required by national guidelines, so that students can work in different types of organizations only applying administrative knowledge. On the other hand, it was also found that many organizations require knowledge of specific tools to fully perform their function, and such knowledge is in charge of complementary training.
Palabras clave: Administrador
Currículo
Formação
Mercado de trabalho
Competências
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: Pereira, Monike Stéfani Dias. Análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia: uma comparação com as demandas para vagas de estágio no mercado de trabalho local. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26977
Fecha de defensa: 28-ago-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseProjetoPedagógico.pdf554.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons