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dc.creatorPereira, Monike Stéfani Dias-
dc.date.accessioned2019-09-17T20:07:32Z-
dc.date.available2019-09-17T20:07:32Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationPereira, Monike Stéfani Dias. Análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia: uma comparação com as demandas para vagas de estágio no mercado de trabalho local. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26977-
dc.description.abstractSince the formalization of the bachelor degree in Business Administration in Brazil, questions have been asked about the curriculum and the graduation of the graduates of the course. The course, according to literature review, has always aimed to meet business needs. Then, in order to verify if the minimum guidelines regarding the competences and skills of the administrator that the university has the role of forming are being fulfilled and also contribute to the questions about the administrator as an agent of change and transformation of the local reality, this paper aimed to compare the training content proposed in the pedagogical project of the UFU Business Administration course against the requests for internship vacancies in the private and local job market. To achieve this result, a bibliographic and documentary research was developed to compare the pedagogical project proposal with the internship vacancies offered to the students. It was found that the bachelor's degree in Business Administration graduated by UFU has a generalist and comprehensive character, as required by national guidelines, so that students can work in different types of organizations only applying administrative knowledge. On the other hand, it was also found that many organizations require knowledge of specific tools to fully perform their function, and such knowledge is in charge of complementary training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdministradorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.titleAnálise do Projeto Pedagógico do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia: uma comparação com as demandas para vagas de estágio no mercado de trabalho localpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Camila de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7110885718723305pt_BR
dc.contributor.referee1Giarola, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319216252048366pt_BR
dc.contributor.referee2Takimura, Miriam Tiemi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDesde a formalização do curso de bacharelado em Administração no Brasil são feitos questionamentos quanto ao currículo e a formação dos egressos do curso. O curso, conforme revisão da literatura, desde sempre teve como finalidade atender a necessidades empresariais. Dessa forma, no intuito de verificar se as diretrizes mínimas quanto a competências e habilidades do administrador que a universidade tem o papel de formar, estão sendo cumpridas e também contribuir para os questionamentos acerca do administrador enquanto agente de mudança e transformação da realidade local, este trabalho buscou realizar uma comparação do conteúdo formativo proposto no projeto pedagógico do curso de Administração da UFU frente às solicitações para vagas de estágio do mercado de trabalho privado e local. Para atingir tal resultado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental para comparar a proposta do projeto pedagógico com as vagas de estágio oferecidas aos alunos. Verificou-se que a formação do bacharel em Administração formado pela UFU apresenta caráter generalista e abrangente, tal como solicitado pelas diretrizes nacionais, para o discente conseguir atuar em diferentes tipos de organizações somente aplicando o saber administrativo. Por outro lado, também foi possível constatar que muitas organizações exigem o conhecimento de ferramentas especificas para desempenho pleno de sua função, e tal conhecimento fica cargo de formações complementares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode61731698-
Appears in Collections:TCC - Administração

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