Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26943
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5407-8485 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Material de apoio didático para o ensino de eletroquímica: Uma elaboração baseada nas concepções de um grupo de futuros professores |
Título(s) alternativo(s): | Didactic support material for the teaching of electrochemistry: An elaboration based on the conceptions of a group of future teachers |
Autor(es): | Rocha, Tatiane Aparecida Silva |
Primeiro orientador: | Epoglou, Alexandra |
Primeiro membro da banca: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Kikuti, Elaine |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Sabrina Dias |
Resumo: | As reações de oxirredução estão bastante presentes em nossas vidas, como na fotossíntese, no escurecimento das frutas, no funcionamento de pilhas e baterias, entre outros fenômenos. No entanto, algumas pesquisas mostram que os estudantes da educação básica e do ensino superior, bem como os professores de química do nível médio, apresentam concepções alternativas em relação ao conteúdo de Eletroquímica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de um grupo formado por licenciandos e licenciados que participaram de um curso de extensão sobre este conteúdo. Participaram da pesquisa 5 licenciandos e licenciados em química que já haviam cursado a disciplina de Físico-Química de Soluções e Eletroquímica ou estavam cursando naquele período. Foram realizados seis encontros, contabilizando uma carga horária total de 40 horas, divididas em momentos presenciais e atividades complementares. Os dados foram coletados por meio de áudios, questionários e atividades elaboradas durante os encontros. Os resultados foram analisados e agrupados em seis categorias, permitindo assim, discutir melhor as concepções dos sujeitos. Para a realização da investigação, fundamentou-se em alguns documentos oficiais, livros didáticos do ensino superior e médio e em pesquisas sobre o ensino de Eletroquímica. Os participantes do grupo apresentaram dificuldades relacionadas à identificação do cátodo e do ânodo e em escrever as semirreações anódica e catódica. Devido às dificuldades apresentadas pelos cursistas, optou-se por elaborar um material de apoio didático para os (futuros) professores da Educação Básica (produto educacional), buscando oferecer novas abordagens acerca de alguns tópicos relacionados ao conteúdo de reações de oxirredução com enfoque em processos eletroquímicos, possibilitando um estudo sucinto sobre o assunto. |
Abstract: | The oxidation reactions are very present in our lives, as in photosynthesis, the fruits’ ripening, baterys’ functioning, as on other phenomena. However, some researches show that students of elementary and high school, and college, well as the chemistry teachers of high school, present alternative conceptions related to the content of Electrochemistry. In this context, this labor’s goal is analyse a group composed by graduating and graduated that participated a extension course about electrochemistry content's. Participated in the research, 5 graduated on chemistry that already had coursed the subject of Physicochemical of Solutions and Electrochemistry. Was accomplished six meeting, accounting a total workload of 40 hours, divided in presential moments and additional activities. The data was gathered by means of áudios, questionnaires and elaborated activities during the meetings. The results was analysed ant grouped on six categorys, allowing then, discuss better the answers. For the fulfillment of the investigation, was obtained by some official documents, didactic book of college and highs school, and in articles. The participants of the group presented deficulties related to the recognition of the cathod and anod, and write the anodic and cathodic semi-reactions. Because to dificulties presented by the participants, it was decided by elaboration of a didactical support material from teathers or future teachers of Elementary, High and Higher School (educational product), seeking for offer new aproaches surrounding some topics related to the contents of oxidation reactions focusing in electrochemial processes, making possible a succint study about the subject. |
Palavras-chave: | Formação continuada Continuing education Concepções Conceptions Eletroquímica Electrochemistry Material de apoio Support material Ciência - Estudo ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | ROCHA, Tatiane Aparecida Silva. Material de apoio didático para o ensino de eletroquímica: uma elaboração baseada nas concepções de um grupo de futuros professores. 2018. 246f. Dissertação (mestrado profissional)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.694. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.694 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26943 |
Data de defesa: | 23-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaterialApoioDidático.pdf | Dissertação | 9.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons