Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26937
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0430-7451 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Política de Formação Continuada de Professores: Contribuições do Curso Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação da Universidade Federal de Uberlândia |
Título(s) alternativo(s): | Continuing Teacher Education Policy: Course Contributions Specialized Educational Attendance for Students with High Skills / Giftedness at the Federal University of Uberlândia |
Autor(es): | Pereira, Marta Emidio |
Primeiro orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primeiro membro da banca: | Borges , Maria Célia |
Segundo membro da banca: | Zardo, Sinara Pollom |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição que o “Curso de aperfeiçoamento de professores para Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades Superdotação” (AEE em AH/SD) na Universidade Federal de Uberlândia – UFU na Modalidade de Educação a Distância – EAD propiciou aos professores-cursistas no tocante à construção de significados e conhecimentos acerca da educação inclusiva. Para tanto, realiza um contraponto entre as políticas educacionais na perspectiva inclusiva e o contexto neoliberal, analisando de forma simultânea os contrastes que a entrecruzam, considerando que a educação está vinculada ao contexto econômico e político nacional e internacional, também considerada como alvo de investimentos. Utilizou-se ferramentas da pesquisa qualitativa, tendo em vista interpretar a realidade da participação dos cursistas do curso AEE em AHS. Para imergir e compreender os dados e impressões dos participantes, utilizou-se o questionário para coleta de dados, a partir de formulário on-line elaborado na plataforma Google Docs para os professores que finalizaram a formação, bem como, estudo bibliográfico e documental que embasaram o assunto pesquisado e os dispositivos legais de uma educação na perspectiva inclusiva. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir com a comunidade escolar, pois, desvela e gera inquietação diante das políticas educacionais que debatem a formação continuada de professores na Modalidade Educação a Distância e suas contribuições para prática de educação inclusiva, que tem como objetivos atender, no contexto escolar, estudantes com diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Portanto, a partir da análise das respostas dos professores-cursistas foram elaborados gráficos, quadros e tabelas com categorias que destacam a circunstância do ensino após a realização do curso para atuar junto aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nas escolas municipais e estaduais da região do Triângulo Mineiro. Delimitaram-se, também, a partir dos dados, as opiniões sobre os possíveis caminhos pelos quais a formação continuada poderá ser organizada no futuro, haja vista que a Modalidade de Educação a Distância destacou-se como uma opção viável como espaço não formal de ensino e aprendizagem. Destacam-se, assim, alguns aspectos verificados na pesquisa, como: a importância da formação continuada; o fato de os professores possuírem, dentre os diversos aspectos que envolvem esse assunto, as concepções sobre inclusão e pessoas com Altas Habilidades/Superdotação |
Abstract: | The aim of this research is to analyze the contribution that the “Further training course for teachers for Special Education Services in High Abilities/Giftedness” (SES in HA/G) at the Federal University of Uberlândia (UFU), in the Distance Education Modality (DEM), has provided to the attending teachers concerning the construction of meanings and knowledge about inclusive education. For that purpose, I draw a comparison between the educational policies from the inclusive perspective and the neoliberal context, simultaneously analyzing the contrasts that are interwoven, considering that education, which is also considered an investment target, is linked to the national and international economic and political context. I have used qualitative research tools, aiming to interpret the reality of the participation of the teachers who attended the SES in HA/G course. In order to immerse and understand the data and impressions of the participants, I used the questionnaire for data collection, based on the online form made on Google Docs, for the teachers that finished the training as well as bibliographic and documentary study that supported the researched subject and the legal devices of an education in the inclusive perspective. The results of the research can contribute to the school community. On the one hand, they reveal and cause concern in the face of the educational policies that discuss the further education of teachers in the Distance Education Modality. On the other, they provide support for the practice of inclusive education, which aims to attend, in the school context, the students with different styles and paces of learning. Therefore, based on the analysis of the answers of the attending teachers I produced a graphics, charts and tables with categories that highlight the teaching circumstance after the completion of the course taken aimed at working with students with High Abilities/Giftedness in the municipal and state schools of the Triângulo Mineiro region. From the data, I also delimited the opinions about the possible ways through which further education might be organized in the future, bearing in mind that the Distance Education Modality stood out as a viable option as a non-formal space of teaching and learning. In this sense, I highlight some aspects that were verified in the research, such as: the importance of further education; the fact that the teachers own, among the diverse aspects that concern this subject, the conceptions both about inclusion and people with High Abilities/Giftedness. |
Palavras-chave: | Políticas de Formação Continuada. Further education policies Educação Inclusiva Inclusive education Altas Habilidades High Abilities Superdotação Giftedness Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | PEREIRA, Marta E. Política de Formação Continuada de Professores: Contribuições do Curso Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação da Universidade Federal de Uberlândia. 2019, 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Programa de Pós-Graduação em Educação. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di. 2019.2141 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2141 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26937 |
Data de defesa: | 19-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PolíticaFormaçãoContinuada.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.